otografar e filmar, tá difícil.

Quando comecei a aprender a tirar fotos, as coisas eram bem diferentes de hoje, lembro que uma das primeiras coisas que o Bozzo me ensinou era de ficar sempre paralelo aos outros fotógrafos, para não atrapalhar, e era assim mesmo, ficava aquele monte de fotógrafos um ao lado do outro, era assim que se fazia, havia um respeito muito grande de um pelo outro.
Mas o que acontece hoje em dia, com a grande evolução das máquinas digitais e dos celulares com câmera, acabou esse respeito, quando o balão chega no campo tem muita gente que vem com aquelas maquininhas sem vergonha e com celulares que tiram fotos, e ficam muito próximo ao balão, e fica quase impossível tirar fotos ou filmar.

Notei isso quando fui tentar filmar o balão da Amor Arte, o que mais se vê nas filmagens e nas fotos são as pessoas, o balão quase não aparece, apesar se ser bem maior que as pessoas, ele fica em segundo plano, chato são aquelas fotos enviadas ao site onde se coloca a mão na frente do balão pra parecer que ele é pequeno, ou aquelas em que os caras ficam fazendo pose para a foto.

Para as pessoas que fazem este trabalho de filmar para fazer dvd, ou para fotógrafos profissionais realmente deve ser muito chato isso.

E não são os fotógrafos e filmadores que fazem isso, tem muitas pessoas que vão ver a soltura e também colam no balão, não consigo entender o por que esses fazem isso, ficar tão próximo ao balão, uma distancia mais ou menos do balão consegue-se ver bem melhor o balão, não sei se isso acontece por que os caras querem sair nas fotos e nas filmagens, ou o que acontece.

É preciso que os baloeiros, fotógrafos, e filmadores, tenham consciência de tudo isso, e comecem a respeitar mais, deixando de atrapalhar a turma que está soltando o balão e assim poderem ver um belo show de soltura.

Quer comentar este artigo clique aqui.



Comentários


turma: Turma Lusa de Lisboa
integrante: Chico Carioca
assunto: Coluna do Waldemar
cidade: Lisboa
estado: Lisboa-Portugal
recado: Oi Waldemar.Lendo a sua coluna, eu concordo plenamente com voce. Bem sei que as fotos que muita gente manda para ser publicada nos sites de balões, muitas das vezes não tem qualidade nenhuma, mas acho que acima de tudo está em jogo o balão. Essa cena de por a mão e o rosto das pessoas na frente do balão denigre muita a foto. Na minha opinião, acho que os responsáveis dos Sites baloeiros podiam também começar a fazer uma seleção de fotos, impondo também certos critérios para as fotografias serem publicadas. Já não digo as pessoas a volta do balão pois o lançamento isso faz parte, mas aquelas que aparecem como na referencia acima, deviam ser ecluidas da publicação. Vale mais ter fotos publicadas com qualidade do que com quantidade. Quanto aos vídeos, esses então nem falo, porque alguns no que se refere ao som, mais valiam ser filmes mudos ou então ter um musical por cima para esconder o monte de asneiras e palavrões que estão lá gravados e que ainda por cima saem da boca de quem está filmando. As regras são fundamentais e deveria se fazer alguma coisa para melhorar a qualidade em todos os aspectos da nossa arte. Talvez assim, os fotografos e os cameras comecem a ter mais respeito pela arte.Um AbraçoChico CariocaTURMA LUSA DE LISBOA - PORTUGAL

integrante: julianno
assunto: recado
recado: Tenho muito respeito a todos aqueles que buscam de uma forma ou outra se enterir com o mesmo.Acho que tu foi infeliz desta vez chamando de maquininha aqules que querem ter uma lenbrança do balao.Tenha mais respeito com aqueles que nao sobrevivem para isso ou mesmo nao tem dinheiro para  ter uma maquina top como a sua, quer tirar fotos boas entao mostre sua capacidade e força de vontade e se a foto saiu ruim nao bote a culpa no baloeiro que somente quer uma lenbrança do balao como voçe.  

integrante: Denis
assunto: Valdemar
cidade: SP
recado: Valdemar vc está certissimo. E não sei como o JP que tira tantas fotos, não fez uma coluna sobre fotos!Acho que vc foi infeliz somente ao dizer das "maquininhas". O problema que hoje muita gente se acha o balógrafo e era essa coluna que queria ter visto o JP fazer, porque todos sabem que ele tira muitas fotos. Já tirei muitas fotos também e sempre fui aprendendo vendo fotos do Tati, Zezinho etc. Creio que sou bom observador e acho chato também esse bando de cara que fica na frente do balão. Porra não tem como pegar a foto legal com aquele mar de gente na frente! E o pior de tudo é que um monte de gente se acha o "balógrafo". É fácil tirar foto, mas tem gente que nem com a digital, fala sério! Quem pegou aquela máquina antiga sabe o que estou falando. Você tinha 12 poses e se estragar já era. Agora a digital vc tira 100 e apaga um monte, mas mesmo assim muita gente não consegue tirar. É fácil e simples! Observe as melhores fotos e tente fazer igual! Enquadre ela, olhe se as laterais estão certas. Deixe ela num tamanho em que a foto fique legal. Quer exemplos Robson da Favelão(pena ele agora estar colocando "favelão" no meio das fotos. Como Léo-TJ, Peludo etc. Quando tirava minhas fotos comecei a colocar, mas vi o quanto estava estragando a foto. E que tb não tem como a pessoa que quiser revelar sendo numa resolução pequena. Resolvi deixar sem logo que fica ridiculo, sei que cada um faz o que quer, masss... Olha o jeito que ele enquadra as fotos. Pra vocês que se acham "balógrafo" , prestem atenção são coisas simples. Enquadrem os desenhos, tente centralizar, vejas se vai ficar de um lado maior que o outro...  E o JP ainda está em tempo de fazer essa coluna, mostrando o que é uma foto boa(centralizada com os desenho certos) e uma foto ruim(aquela que fica na lateral, sem deixar a decoração do balão certa). Fica minha dica pro JP!!! Ainda bem que não tem tanta gente nos nossos balões, porque assim podemos ter fotos excelentes pegando o balão todo e sem aquele monte de gente que só fica pra atrapalhar!!! Quer ver o balão, dêem o tempo pra galera tirar as fotos, pra que a turma que soltou tenha pelo menos a sua recordação em belas fotos!!!

NOSSA ARTE ATRAVEZ DA FOTOGRAFIA
A FOTOGRAFIA COMO FATOR IMPORTANTE
PARA A DIVULGAÇÃO DA NOSSA ARTE
Não vejo as maquinas, sejam elas digitais ou de filme, como prejudiciais a nossa arte, é claro que tem vezes que os fotógrafos ou ate mesmo os que simplesmente acompanham as solturas acabam atrapalhando pelo fato de ficarem muito próximos dos balões, mais desde os primórdios que isso acontece, acho ate q faz parte do espetáculo.
A questão das fotos é muito pessoal, cada um deve sentir se a vontade para tirar fotos da maneira que desejar, seja ela segurando o balão em forma de pingente, na frente do balão e etc. É lógico, desde que não atrapalhe a soltura do balão ela é muito bem vinda, pois serve como uma forma de divulgação e lembrança da nossa arte, e é através dessas fotos que os sites e blogs tem o que mostrar para seu leitores.
Separei umas das muitas fotos que a internet disponibiliza: o olhar do menino da foto dispensa qualquer comentário, quem ao ver uma foto como essa não se emociona, ou não se sensibiliza com nossa arte, onde desde a criança ate o mais velho consegue expor sua alegria numa arte tão bonita. Devemos sim incentivar o uso dessas maquinas, até para mostrarmos que sim somos quanto às estrelas no céu. Sei que existem aqueles fotógrafos profissionais que as veses se sentem prejudicados pela falta de espaço, ou ate mesmo porque com o aumento dos fotógrafos de “final semana”, diminui e bastante a venda daqueles famosos jogos de fotos mais isso é culpa da tecnologia que esta cada vez mais avançada e nos disponibiliza cada vez mais essas maravilhosas maquinas, que dão poder a qualquer um que possa possuí-las de extravasar nas fotos.
As únicas fotos, creio eu, que prejudicam realmente nossa arte, são aquelas em que nossa arte aparece degradada, seja por parte dos resgateiros, quebrando casas ou subindo em cima de carros, ou de fogueiros e outros balões queimando, essas sim tem o poder de prejudicar nossa arte.
*Só lembrando que não é um critica, e sim um comentário à coluna do amigo Valdemar.

turma: T.T.S.
integrante: street / Pere
tempodeexistencia: 4 anos
assunto: waldemar
cidade: ctba
estado: pr
recado: Achei muito infeliz o seu comentário, pois já vi varios fotógrafos experientes e suas máquinas mirabolantes numa revoada por exemplo dizendo, "eu não vou fotografar ou cinegrafar essa tranqueira". E os donos da pelota acabam sem fotos ou filmagem do próprio balão. Também acho que se você diz que todos estão muito perto, vá você longe e use os recursos de zoom da sua máquina made in NASA, suba em um morro ou monte seu tripé na caçamba duma pick-up, porque se o balão é proibido e mesmo assim nós baloeiros achamos um jeito de soltá-los, nada mais justo que façam uma força para se adaptar também, porque você afirma que o prejudicado não são os centenas de amantes da arte que querem apenas ver o balão, ter sua própria recordação, que gastaram gasolina, entre outras despesas para apenas admirar a arte, mas é um ou outro que pelo jeito quer fotos e filmagens perfeitas para apenas ganhar dinheiro com o balão alheio.

turma: TDI - Imirim
integrante: Ailton
tempodeexistencia: alguns dias
assunto: Coluna do Valdemar
cidade: São Paulo
estado: São Paulo
recado: Caro Valdemar.O mais importante numa soltura de um balão é a agitação e a alegria de ve-lo subindo. Acho que se vc quiser algo profissional, voltado pra fotografia, deveria buscar um museu ou um parque para fotografar. Eu estava no balão da Amor a Arte com minha maquininha tirando fotos de angulos e desenhos que só eu queria, pois eu não busco a perfeição dos fotógrafos profissionais e sim a satisfação de uma imagem legal. Tambem acho que vc não deveria criticar a criatividade daqueles que tiram fotos com as mãos na frente, pois isso é de grande imaginação e no meio baloeiro existe muito. Acho legal fotos assim, ou no meio das arvores, ou com reflexo na agua. Fiquei muito feliz quando mandaram a filmagem horrivel de algum celular mostrando o resgate da nossa Bagdá de 16m. Não pude ir no resgate, mas consegui ver ela no meio das arvores, mesmo que a imagem seja ruim, mas a idéia foi transmitida claramente. Portanto lembre-se: não somos fotógrafos profissionais mas meros mortais que querem guardar uma lembrança, mesmo que a mesma não passe de um borrão.

turma: .
integrante: Diogo RJ
recado: Sobre a fotografia e filmagem.Acredito que seja um direito de todos fotografar e filmar o que quiser.Eu sempre tiro minhas fotos com minha maquininha safada, se nao estou com ela, vai de celular mesmo...quam o problema?Eu nunca disse para ninguem que sou profissional, nao preciso ter uma maquina de 5 mil, não quero ganhar dinheiro com isso...entao qual o problema?Eu tbm percebi que isso esta parecendo mais um desabafo de alguem que esta tendo prejuizo pela autonomia de cada um em tirar suas fotos e fazer seus proprios dvds.Nao vou julgar ninguem, ate pq, quem sou eu?Sabemos que o balao hoje esta em diferentes niveis sociais, essa é a verdade....tem baloeiro de carro importado e baloeiro de bicicleta....eu pergunto uma coisa....sera que o cara que tira foto com seu celular safado, nao o faz pq nao tem uma maquina, talvez mais safada ainda?pelo amor de Deus..acho que estao indo um pouco além do que deveria, ficar perto do balao ou nao...pq pode-se ver melhor..é questao de cada um....é  a mesma coisa eu falar pro cara nao ver o jogo da geral do maracana...pq na arquibancada é melhor.....nao tem cabimento......nunca vi a turma que vai soltar o balao reclamando de estarem tirando foto de seus baloes...eu pergunto..eles recebem participacao nos dvds por isso?entao qual o problema ...de todos o fazereem....????Um exemplo...eu tenho um amigo...que fica olhando a semana toda as fotos e videos de balao que ele faz no final de semana...e nem em sonho ele tem condicoes de comprar uma maquina ou uma filmadora....pra ele...o celular dele nao é safado.....é a unica coisa que ele tem...como varios por aí....entao..vamos ter um pouco de bom senso....todo dvd é a mesma coisa...um monte de gente xingando....mandando recado...p/ Deus e o mundo.....e na boa...pagar R$15,00 reais p/ isso......fala serio...como o luciano disse....mais vantagem cada um fazer o seu.....Lembrem-se .....balao é pra unir....é amizade.....e p principal..é pra todos!!!!

turma: Sinistra Torre
integrante: Luciano
tempodeexistencia: 25
assunto: resposta ao colunista Waldemar
cidade: SP
estado: SP
recado: Ola bom dia, eu só não entendi o por que dessa bronca com essas pessoas que tiram fotos com suas maquininhas e celulares “safados” como diz você cara...1º o dono da festa não é o balão? Tenho certeza que sim!!! Então é fácil descobri todos querem fotos do balão diz uma frase assim “o sol nasce para todos...” eu mesmo tenho minha maquininha safada como você mesmo diz e não vou esperar você bonitão filmar e tirar suas fotos para vender depois para depois eu tirar, “CARA” vai te catar vai lamber sabão se você não tem o que escrever vai fazer outra coisa, pois eu mesmo tiro minhas fotos e faço eu mesmo minhas filmagens e eu mesmo monto meus DVD’S eu não vou pagar 15,00 R$ no dvd do bozo e nem comprar joguinho de fotos de babaca nenhum diz outro ditado quer incomodar alguém mexa no bolso dele e devem estar mexendo no seu e no do bozo hoje há tecnologia e praticidade se nem a turma que está soltando nem ganha uma foto ou dvd está se incomodando por que você está? agora no que você diz que tem gente que tenta se aparecer mais do que o balão isso é verdade “e como é” pois é só comprar um dvd e só se escuta palavrão e recados idiotas de um bobo para outro bobo por isso que eu mesmo monto minhas filmagens procuro toda a fixa do balão a aquilo que vai levar digo na minha filmagem o nome da turma e nada mais sei que não vai gostar dessas palavras, mas é a mais pura verdade deixem as pessoas em paz e procure tirar suas fotos na sua sem falar besteiras deixem os outros em paz.

turma: Balão é paixão, é familia
integrante: Tumba
tempodeexistencia: 25anos soltando balão
assunto: essa matéria sobre fotógrafos nos balões
cidade: São paulo a terra dos balões
estado: SP
recado: Cara, acorda pro mundo... deixem as pessoas que estão lá batendo fotos a vontade..  eles tem o mesmo direito que vc... somos marginais perante a lei.. eu vc...quem ta do lado vendo o balão....então se esforce em tentar liberar o balão que é o nosso foco mais importante...  agradeça aos baloeiros que colam a barriga na bancada e ainda fazem balão...... devido a eles ainda tem algumas pelotas pra vc bater tuas fotinhas...  agora vcs balógrafos profissionais, filmadores, resgaterios...vcs só existem porque nós colamos a barriga na bancada e fazemos as pelotas... o dia que não tiver mais balão pra subir ai eu quero ver vc achar isso e aquilo, vc já estudou em ciencias a matéria "parasitismo", é mais ou menos isso que vcs são... e o duro é reconhecer que sempre onde tiver balões..sempre terão estes parasitas futeis... - JP sua matéira sobre a carga dos balões é a melhor de todas já apresentadas aqui... vc é balógrafo mais pensa como um baloeiro que ama o balão... pensa comigo "vários balões dando problema inclusive este pião da amor a arte que nosso amigo cita, foram 80 kg de tocha caindo emcima de não sei oque.......e ele preocupado com "fotos"....

turma: CASPER
integrante: CANELA
tempodeexistencia: 16 ANOS
assunto: COLUNA DO WALDEMAR (FOTOS)
cidade: SANTO ANDRE
estado: SÃO PAULO
recado: Waldemar Lendo sua coluna achei o tema (fotografia/ filmagem) muito feliz mas analizei que seu foco não foi dos melhoresA tecnologia evoluio bastante e ira evoluir muito então os registros serão sempre pertinentes a esta Arte que é tão idolatradaTenho a impressão que Vc ira receber algumas criticas mas não sou Eu que irei dizer que Vc esta errado, pelo simples fato, de entender seu raciocineo e respeitar sua opinião Ao meu ver se Vc tivesse adordado os registros em papel ou filmagem que geram algum transtorno perante a Arte Eu iria te passar  meus créditos. Vou dar um exemplo:Digamos que o Pião da Turma da Faísca enrroscou em um fio de alta tensão e alguém com uma máquina/ celular registrou o momento da explosão e queda de fios sobre as casas..neste caso em expecífico vejo que a imagem deve ser deletada já que não precisamos de mais críticas e muito menos de registros denegrindo esta arte tão belaWaldemar não pare de escrever pois só assim agente pode ter um foco de conversa e se alguém atacar com Vc, com palavras ofensivas, saíba que a Arte dos Balões é mais forteUm grande abraço

turma: 1000 GRAU CAMPINAS, A ORIGINAL
integrante: DUZAO 1000 GRAU CPS
tempodeexistencia: 10 anos
assunto: fotos
cidade: campinas
estado: SP
recado: nao concordo com seus comentarios, cada um faz o que bem entender, desde que isso nao tire a liberdade dos outros presentes, se vc se acha prejudicado, tem toda liberdade de se afastar e procurar o melhor angulo para as fotos profissionais, e quanto aos "dentistas", sempre existiram e sempre existirao...

turma: PRAÇA
integrante: MARCOS
tempodeexistencia: 27 ANOS
assunto: FOTOS
cidade: SP
estado: SP
recado: Eu acho muito dificil conseguir tirar uma foto sem nuinguem na frente , e a mesma coisa que assistir um jogo de futebol na geral  e pedir para  torcida sentar para que vc possa assistir o jogo , a unica coisa que vc arruma é confusão. Para conseguir uma boa foto tem que ralar mesmo , sobe no morro , sobe na arvore , desce do morro , sobe novamente , praticamente vc nem curte o balão , já vi o JP e outros fazer isto varias vezes , e não escutei ninguem reclamando desta mini maratona , acho que o resultado compensa o esforço . Do mesmo jeito que o balão evolui as demais coisas relacionadas a ele tambem precisam evoluir , hoje temos celulares com camera 7.0 mega , ou seja gravam e tirarm fotos com qualidade de DVD , como tambem temos maquinas fotograficas com lentes objetivas que tem um zoom que possibilita tirar fotos até de avião sem falar do fotshop etc etc... por falar nisso antigamente gostava de ver nem sei qual era o site a parte que mostrava montagens de balões no fotshop com paisagens , balões na lua , lembro que a proteção de tela do meu micro por um bom tempo era um pião subindo de dentro do estadio do morumbi na final da libertadores  , é claro que com o fotshop o balão era tricolor tambem .Um abraço a todos e este carnaval promete , muita mulher cachaça e uns junino para fechar com chave de ouro , quem sabe um 13X3X11        

turma: já passei por algumas em 20 anos
integrante: cleber
assunto: waldemar
recado: Seu comentario foi ridiculo, sou do tempo em que se soltava baloes no terreno do lado de casa , era cheio de curiosos que nem baloeiros eram e minhas fotos nunca sairam zuadas, sou do tempo que os festivais da balao magico eram no campo do cruzeirinho da avenida itaquera , que os baloes da turma dos anjos subiam do curintinha da aricanduva, portoes abaertos a quem quisesse ver ou tirar fotos , quem quer fazer fotos profissionais que se vire pra tira-las , afinal não são profissionais, por acaso vc chegou a ir na loja do Tati ???? Eu frequentei muito lá, sempre vi belas fotos e nunca vi ele reclamar de ninguem em solturas, pq ele sim era profissional, hj o que é ser profissional, comprar a porra de uma maquina digital e pq tem uma panelinha, fica ganhando dinheiro com a arte alheia , digo alheia pq o artista é qum confecciona o balão, a obra de arte é o balão , quem filma ou fotografa pra ganhar dinheiro é um mero coadjuvante na festa .

turma: sem
integrante: tim
tempodeexistencia: muito 30
assunto: fotos
cidade: rj
estado: rj
recado: sobre o assunto de tirar fotos acho que este cidadão não evoluiu, isso de so eu posso tirar foto ja era, vamos abrir a cabeça das antigas eu sou do tempo da amizade, ouro preto etc e não deixei minha cabeça envelhecer so o corpo que não tem geito. PAZ NA TERRA E NO CEU.

turma: arte prazer
integrante: fernando
tempodeexistencia: 5 anos
assunto: filmagem
cidade: ABC paulista
estado: SP
recado: Eu concordo 100% com esse artigo, ja presenciei os cara da turma que soltava o balão ficar pedindo espaço para soltalo, isso é vergonhoso, e eu como um colecionador de dvd ja cansei de ver os "cara" praticamente se jogando na frente da camera só para aparecer e falar"cade fulano", "ta durmindo", chega disso que aparecer faz balão e apareça com sua arte, parabens pelo artigo muito bem colocado.

turma: c f l
integrante: cicero
tempodeexistencia: 6 anos
assunto: fotos e filmagens
cidade: cedro de sao joao
estado: sergipe
recado:  um salve para todos os baloeiros. ai irmao valdemar valeu pela coluna muito boa, realmente os caras em ves de preciar o balao fica fazendo desfile de balaeiro e nao estao prelcupado na beleza do balao e divugaçao da bela arte que tanto tempo a turma passou para mostra um trabalho de muitas vezes de meses e ate amos para ficar pronto e para ser a preciado e nao para baloeiros desfilar, a sem lembra que nos regatea nos ouvimos mais palavrao doque porezempro olugar onde o balao caiu quem sao as turma que estao no resgates muita vezes brigas e descusois. o cara que esta filmando deicha de filmar o balao para separa brigas e nao filma o balao e nem tira as fotos porque os caras estao o cupado com brigas valeu, ai galera do resgates voces tenque se organizar e da mais valor ao balao e o trabalho de voces mesmo valeu eu gosto mauito de fazer balao e libera mais a maior emoçao e o resgate... valeu  um salve para todos voces, valeu valdemar!!!!!!!!!!!!!....abraço turma c f l de sergipe 2009.

Turma: Arrebento ZL
Integrante: sandro
TempodeExistencia: 24 anos
Assunto: ref. ão comentário
Cidade: são paulo
Estado: são paulo
Recado: Ola meu grande amigo Waldemar, realmente  gostei muito do seu comentário, principalmente nas fotos em que se refere em colocar o balão dentro da nossa mão. Na minha opnião quem fa isso posso entendr não parou para reparar nesse detalher, que é grande.
Fazendo assim estamos ali mostrando que a nossa arte é mui pequena, bem observador vc nessa parte.
Outra coisa com ref a muitos que querem aparecer nas fotos ou video ou seja la o que for, acho tbm que nas solturas dos nossos balões independente de tamanho do mesmo confecçonado, devemos sim , afastar do mesmo assim respeitando a equipe que esta ali fazendo o seu trabalho de soltura, pq as vezes é tanta gente encima do balão , que por fim muitas coisas acabam acontencendo errado.    Meu muito obrigado e ai esta o meu comentário. Um forte abraço e que Deus sempre venha iluminar o seu caminha.....   TURMA DO ARREBENTO Z/L   ; Sandro


Turma: Turma do Retoque
Integrante: Jeferson
TempodeExistencia: Desde 1988
Assunto: Artigo Waldemar
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Recado: Desculpe-me,mas achei horrível e ofensivo este seu artigo.Só porque você tem condições de adquirir uma máquina profissional não quer dizer que só você pode ou é capacitado para tirar fotos dos balões.Só para citar um exemplo;em 2009,na véspera do ano novo fui ver a soltura do modelado de 18 da ArtMania em Ig...,eu te pergunto: Você tem as fotos das fogueteiras abrindo?Pois é.Eu com a minha maquininha Nikon Colpix 10, 5.0 Mp, tenho.Quer ver como a minha máquina funciona legal e que para mim ela é bem satisfatória,acesse o meu Orkut (Jeferson Molinari)vá no álbum paisagens,depois vá no álbum Primavera e depois pode chamar a minha Nikon que comprei com muito suor de maquininha.
Obs.:o meu Orkut é aberto para todos que desejam visitá-lo.


 
 
 
 

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina