ARAISO DOS BALÕES

O campo da igrejinha como era conhecido, localizado em Mairiporã foi o palco dos mais belos balões soltos em São Paulo, no período do final dos anos 80 e durante os anos 90.

Não que os outros campos em São Paulo e Grande São Paulo não tivesse subido balões maravilhosos e memoráveis até hoje, posso até citar alguns que foram inesquecíveis, como o campo do Beira Rio em SBC, o campo do Nevada em Santo André, o Alpina, a RTC, o Cabuçu, o saudoso sitio do Cláudio da Alvarenga esse podemos dizer que foi outro paraíso dos balões. E tantos e tantos outros, acredito que cada um tenha na mente aquele lugar onde hoje só restam as lembranças alem das fotos e vídeos.


Em 87 a Turma do Vagalume foi a primeira a soltar seu pião com bandeira neste campo, lugar perfeito para balões, a neblina era o único ponto negativo em algumas épocas do ano, mas atraiu as mais diversas turmas de São Paulo iniciando uma saga de gloria na arte dos balões.

Nessa mesma época, final dos anos 80 se iniciou uma seqüência de balões já mais visto, principalmente nas decorações, moldes e bandeiras, a evolução estava num grau de perfeição muito grande, as equipes se especializavam a cada dia e surpreendendo a todos.

 

O pião carrapeta foi um marco em Mairiporã foram vários e vários que subiram e coloriram nossos olhos neste campo, as turmas se empenhavam para mostrar o melhor. Muitos balões foram confeccionados para participar da Boca de Ouro, a disputa era feroz, com a diversificação do pessoal que fazia o próprio leque as idéias eram sempre umas caixinhas de surpresa.
Você podia até esta sabendo o molde o tamanho e o tema, mas se não tinha contato com a equipe que estava fazendo o balão à decoração era a que dava aquele impacto quando o danado estava sendo inflado.

Pião de 30 metros Emenda Pião de 30 metros Os Naypes

É claro que em Mairiporã não foi só pião com bandeira que davam show, os batatas e truffi também marcaram este campo, como o:

12x11 do Parque fogueteiro e bandeira “copa de 90”, 9x9 do Parque bandeira, truffi de 24m fogueteiro da Buca e Aperto, a segunda soltura da Bagdá de 20m da Ar quente, truffi de 20m fogueteiro da Baloema, truffi de 24m da RWR fogueteiro “acionado por controle remoto”. Foram tantos balões que deixaram saudades.
Um fato que não da para esquecer de Mairiporã e deixou muitas saudades era poder encontrar amigos que às vezes era difícil para visitar muitas vezes pela distancia, mas era batata, se tinha balão para subir em Mairiporã o pessoal estava tudo presente. Uma verdadeira festa das turmas, um lugar para mostra novidades e aprender as novas técnicas e principalmente fazer amizades algumas que duram até os dias de hoje.

9x9 Parque.


Pião de 45 Emenda.


Pião de 24 Vagalume Pião de 25 metros Ilha e Estrela

Esse foi o maior balão que subiu em Mairiporã, se trata de um pião de 52m, na sua primeira tentativa de soltura o teto estourou sendo abaixado. Em 1993 a Baloema e a Emenda soltaram esse pião, poucas pessoas no campo para um pião desse porte, infelizmente na ora em que o balão começou a pegar a antena ela dobrou toda destruindo a bandeira o pessoal resolvem manda-lo só com a antena a brisa atrapalhou um pouco o pessoal que estava nas guias.

Eu estava em São Bernardo do Campo e vi quando ele saia lentamente de Mairiporã, fiquei observando ele até uma hora da tarde, estava muito alto saindo muita fumaça, isso só acontece com balões grandes e que sobe numa altura onde as temperaturas são mais baixas ou negativas, foi show.

E não parou por ai, à noite no Jornal nacional mostraram uma matéria que moradores da baixada avistaram um objeto no céu naquela manha, puxaram ele numa lente ou telescópio e falaram que se tratava de um balão meteorológico, mas na imagem dava para ver o objeto em forma de pião.

 

28 de Maio de 1995 truffi de 27 m da Turma da Emenda em homenagem ao maior ídolo da formula 1 de todos os tempos Ayrton Senna.
Esse balão encheu Mairiporã de gente, tinha baloeiro para todos os lados, devido a forte neblina ele acabou subindo num horário que normalmente não se sobe balões desse porte, mas o tempo abriu e o show foi completo.

 

Não da para dizer quantos balões subiram em Mairiporã, nem o mais bonito, mas foi o campo que marcou época em São Paulo.
Cada um deve ter suas recordações e saudades do Paraíso dos Balões.

Quer comentar este artigo clique aqui.



Comentários


Turma: nhão
Integrante: antonio
TempodeExistencia: 4
Assunto: mairiporã
Cidade: rio
Estado: rj
Recado: Blz Fernando, só fiquei curioso, e hoje? O campo existe ainda? Não sobe mais nada lá?

Turma: corrente
Integrante: fabio
TempodeExistencia: 12
Assunto: bela materia
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: rj
Recado: só dependemos da legalização para continuarmos o show e todo esses campos e sitios voltarão a ser palco novamente parabens foi uma linda lembrança abç

Turma: Zona Sul
Integrante: Marcão
TempodeExistencia: 19 anos
Assunto: Miriporã
Cidade: Sampa
Estado: Sampa
Recado: Quem pegou essa época foi feliz,pois foram um dos melhores locais até hoje, não só pelo clia, mas pela localização. Que Saudades quando vi essa matéria. Tempos que nãovoltam nunca mais !

turma: turmalao
 integrante: xandao z l
 tempodeexistencia: muitos anos
 assunto: coluna do fernando
 cidade: s p
 estado: s p
 recado: otima reportagem de mairipora fernando uns meses atraz passei la para ver como estava ainda este lugar quando cheguei bateu uma baita saudade parece que o tempo tinha voltado para traz quando nao dava para eu ver os baloes dela esperava o danado aqui de sampa mesmo la no fundo do morro a parecia os belos tapetoes e seu nao me engano o local ficou queimado devido aos fogueteiros mas foi muito bom ter lembrado do campo da igreijinha .

Turma: turma do américa
Integrante: cesar
TempodeExistencia: 12
Assunto: coluna do fernando
Cidade: guarulhos
Estado: sp
Recado: muito legal seu comentario fernando sobre este que considero o melhor campo de todos os tempos , ali subiram balões que marcaram época como o truff do senna, o pião de 45m da emenda o pião de 30m também da emendao pião de 24m da vagalume muito criativo o pião de 33m do airton da cambuçi o truff de 24m fog rwr e tantos outros que ficaria a noite toda lembrando muito legal esta época
Turma: Art de Papel
Integrante: Rafael
TempodeExistencia: 19 Anos
Assunto: mairiporã
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Recado:  Por coincidencia esse final de semana estavamos lembrando ... moramos perto de mairiporã ... antes para ver balão era 25min .... agora sempre que vamos ver balão passamos enfrente ao campinho de mairiporã .. e andamos mais uma hora e meia até chegar no buraco ..... a que ponto isso vai chegar?

Turma: sem turma
Integrante: Rodolfo
TempodeExistencia: desde criança
Assunto: Mairiporã  "paraíso dos balões"
Cidade: são paulo
Estado: sp
Recado: Não conheço o "Fernando", mas belo comentário sobre Mairiporã "O paraíso dos balões" como diria Luis em suas inesqueciveis filmagens. Este campo ainda existe, do mesmo jeito. É só regulamentar a soltura de balões que teremos esse prazer novamente. Moro no pé da Serra da cantareira e tive o prazer de, talvez não estar lá em todos os balões, mas de vê-los saindo na minha cara, a exemplo do pião de 52mts e da vagalume de 24. Tempos memoráveis!!!!
Valeu pela lembrança...

Turma: Turma da Aranha
Integrante: André
TempodeExistencia: desde 1992
Assunto: Paraiso dos baloes
Cidade: guarulhos
Estado: sp
Recado: Realmente este campo foi o verdadeiro paraiso dos baloes, eu tive o privilégio de participar de algumas dessas solturas e várias outras solturas, revoadas e festivais ali realizados, varios baloes que subiam dali caiam na zona norte e alguns aqui em guarulhos, tempo bom que não volta nunca mais, mas somos muitos e nosso sonho nunca acaba, parabéns pela bela materia, um abraço desse eterno baloeiro...

Turma: Faraós
Integrante: Sergio
TempodeExistencia: Extinta
Assunto: Que saudade
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: São Paulo
Recado: É Fernando, realmente vc teve uma bela lembrança. Eu praticamente vi todos esses Balões, quanta saudade, um filme passa na cabeça e me da uma tristeza por hoje eu não estar mais fazendo balões, mas uma vez baloeiro, sempre baloeiro...o Bagdá da Ar Quente eu estava na primeira soltura no campo da Beira-Rio, onde foi palco de vários balões o bom de tudo isso é que fica guardado em nossas mentes. Como tb sou de São Bernardo me lembro tb do Pião de 52 onde vias as guias compridas o bichão alto pra caramba e todo mundo comentando.
Abs a todos sorte nas Solturas e Paz nos resgates


Turma: LUIZ PAIXAO ETERNA SP COLUNISTA DO SITE PLANENTA BALÃO
Integrante: LUIZ
TempodeExistencia: DESDE QUE EXISTE BALÃO
Assunto: O PARAISO DOS BALÕES MAIRIPORÃ
Cidade: SP
Estado: SP
Recado: opa Fernando tudo bem com você ? bem lindo seu comentario sobre Mairiporã! mas gostaria de dizer a você que quem pos o apelido do campo de soltura de balões em Mairiporã {O Paraiso do Balões} quem inventou este apelido fui eu em minhas filmagens alias fui em quaze todos os balões que subirão lá em Mairiporã por achar o lugar muito bom para soltura de balões pois lá os balões sempre davam certo inventei esse apelido que alias em SP RIO E CTBA ficou muito conhecido por este apelido Mairiporã O Paraiso do Balões abraçussssss LUIZ PAIXÃO ETERNA [SP]