Clique Aqui para conferir outros depoimentos



 

MODELADO DE 24 METROS.
TZN.

Ficha técnica:

Nome da turma: TZN – Turma da Zona Norte.
Modelo do balão: modelado .
Molde: spinne 4.
Tamanho: 24 metros.
Quantidade de gomos: 72.
Largura máxima: 68.5 cm.
Bainha de fechamento: 1,5 cm .
Papel utilizado: hulk azul.
Cintamento: mínimo de 5 cm e máximo de 20 cm – durex tactape com fio dental grosso.
Respiros: 28 aros totais 4032 com 22mm.
Fechamento: 2 fios por gomo (fio dental grosso).
Diâmetro de boca: 2,05 metros.
Bucha: 82 kg.
Cabresto de boca: 8 metros até a primeira gaiola, espaço entre as gaiolas de 5 metros, espaço entre as esteiras 50 cm total 62 metros.
Carga: 300 kg distribuídos em 2 gaiolas com 20 dúzias de vara mais 16 bolas com pinos, em cada uma, 3000 batom, 2 blocos com 15 esteiras cada totalizando 340dúzias de cortadinho, 1 gaiola com 24dúzias de mini vara e uma gaiola com 80dúzias de apito com tiro.
Projeto do balão: Coquinho fez o leque e riscou o balão.
Corte do balão: Décio (São Caetano).
Tempo de confecção: 2 anos (mas paramos pra fazer o 14 e o 18).
Data da soltura: 04/12/2013.        

Inicio de tudo:

Tudo começou quando conheci o Lelo e o Zozo (os amigos) que me apresentaram ao Coquinho, então pedi para que ele fizesse um leque com o desenho de um dragão e um mago porque são figuras que identificam a TZN, logo o leque estava pronto, perfeito, muito melhor do esperávamos,  então hora de cortar o balão, pegamos o Hulk azul com o Leandro Lanternão e o Padre (Segredo) nos levou até o Décio que cortou o balão.
Quando mostrei o leque para o pessoal da turma, bom não precisa nem falar ficaram loucos, mas também tiveram muitos invejosos que disseram que não seriamos capazes de fazer um projeto com tantos detalhes, realmente um leque muito difícil, mas saiu.

Confecção:

Comecei a fechar o balão quando ainda tinha uma loja em SCS e nos fundos havia uma pequena bancada lá foi fechado e cintado, depois fechei a loja e a decoração foi feita na mesa da cozinha, para aplicar os rolinhos e unir usamos a bandada do Ale bobinho (sozinhos), o balão ainda viajou mais uma vez, foi parar na bancado do Gordão para furar os respiros e de lá já saiu para o campo. 

Soltura:

Programamos para soltar no fim de semana, estava dando vento quase zero no sábado de manhã, então passamos a noite montando tudo, mas o tempo virou, choveu e amanheceu ruim, fazer o que só nos restou esperar uma manhã perfeita, na quarta foi o dia, amanheceu com muita neblina no campo, mas ao redor estava aberto então resolvemos deixar o pessoal curtir o balão e enchemos antes mesmo da neblina acabar, seguramos o balão por mais de uma hora no campo ate abrir tudo, céu azul então era hora de por a bucha, balão saindo e pegando tudo sem reclamar, soltura perfeita sem gritaria e sem sair da mão ficou em cima da carga o tempo todo, saiu perfeito na cabeça.

Emoção:

A maior emoção foi ver 3 gerações da TZN unidas pra soltar esse balão, ver o Beto, Roger, Zé Carlos e outros da velha guarda na soltura, teve uma hora que só tinha só a garotada na boca, eles mal conseguiam segurar a boca (risos), ver muitos chorando no campo quando o balão saiu e que até agora não cansam de ver fotos e vídeos do balão. 

Resgate:

O balão desceu em São Jose dos Campos, na região do Banhado, lugar difícil de chegar, mas mesmo com muito brejo conseguiram chegar, o troféu de resgate ficou com o Aurélio da Jurema que foi o primeiro a chegar. 

Concorrem em alguma premiação:

Boca de ouro.

Agradecimentos:

Em nome da família TZN quero agradecer a todos que fizeram desse projeto um sonho realizado, todos tiveram sua importância participando direta ou indiretamente, carregamos o nome TZN com muito orgulho e com a consciência de que esse nome tem historia, tem a uma trajetória fantástica com seus belos balões, valeu velha guarda!
Quero agradecer aos parceiros que acreditaram nesse projeto desde o começo, Anderson, David, Cotó, Leandro Lanternão, Ronaldo, Amanda, e a todos os TZN´s juntos estamos escrevendo mais um capitulo nessa bela historia.
Agradecimentos especiais ao Coquinho, que desenho maravilhoso, e sei que o próximo vai ser ainda melhor. Tuta Carioca por nos emprestar a bancada diversas vezes, e falar o que dos amigos que ficaram noites e noites na garagem do Paulinho montando tudo, sem nomes porque foram vários, não posso esquecer de agradecer aos amigos e ajudar a montar tudo no campo Aurélio Jurema, pelo resgate também, Ale Bobinho, Zélão, Cadu Vambora, agradecer também Ari Virgula, Kiko Alegria, Wil Guaimim, Willian VQV pelas gaiolas, Bocão, Beloty e todos da família TZN, Renato TZN.