Clique Aqui para conferir outros depoimentos



 

RECORTE DE 12 METROS.
(PATATI PATATA)

TZL.

FICHA TÉCNICA:   

Nome da Turma: TZL-Mogi.
Modelo do Balão: Recorte Patati e Patata.
Molde: Não existe um molde específico para esse balão.
Tamanho: 12,70 metros.
Quantidade de Gomos: Cabeça e tronco 14 gomos e a bola 28 gomos.
Largura Máxima: Na bola a largura máxima foi de 52,5 cm, no tronco foi de 47,5 cm e na cabeça foi de 43 cm.
Bainha de Fechamento: 1,5 cm.
Papel Utilizado: Seda.
Cintamento: Em cada recorte foram colocadas 42 cintas, a distância entre as cintas tem muita variação, sempre colocamos mais cintas próximas a união das partes do recorte, utilizamos durex e fio dental.

Respiros: Na metade de cima da bola são 08 respiros por gomo totalizando 224 respiros, na metade de baixo da bola são 40 respiros por gomo totalizando 1120 respiros.
Fechamento: 01 fio dental por gomo.
Cola: Aproximadamente 01 quilo de cola branca.
Diâmetro de Boca: 4,55 metros.
Bucha: 15 rolos de papel higiênico com parafina pura, totalizando 2 quilos e 700 gramas de bucha por recorte.
Projeto do Balão: Gustavo e Tiago da TZL-Mogi.
Tempo de Confecção: 04 meses.
Data da Soltura: 27/12/2013.


INÍCIO DE TUDO:

Logo após a soltura do recorte do Mário Bros., já tínhamos em mente que teríamos que confeccionar um recorte ainda mais original, eis que surge a ideia de fazermos os recortes do Patati e Patata, após alguns debates e estudos sobre como seriam elaborados demos início ao projeto. Um fato relevante para realização dos recortes foi o de a Victória, afilhada do Tiago da TZL-Mogi gostar muito dos dois.

  
CONFECÇÃO: 

Ao contrário do que muitos pensam, não utilizamos moldes de balonismo, nem programas de computador para a confecção dos recortes. Cerca de 35% do tempo de confecção se resume em cálculos matemáticos para que possamos achar as medidas e proporções ideais para o recorte. Os outros 65% do tempo se resumem em colagem de papel de uma forma que poucos conhecem, afinal, em boa parte das nossas bainhas, o fechamento ocorre fora da maneira convencional, ao invés de bainhas retas, temos que ir modelando as mesmas para conseguir as formas e silhuetas que moldam os recortes, além disso enchemos as partes diversas vezes para verificar se a confecção e a proporção ficaram de acordo com o que foi proposto na ideia inicial.


SOLTURA: 

Sem sombra de dúvidas, escolhemos um dos dias mais bonitos do ano para soltar os recortes, boa parte dos sites de previsão do tempo marcavam 0 km/h para o período da manhã, algo bem incomum, na quinta-feira (26/12/2013) fomos para o campo para fazer a montagem das estruturas das bocas e também colocar as varetas de fibra na metade de baixo da bola, pois no dia da soltura não haveria tempo hábil para a realização desses serviços. Já na madrugada da sexta-feira (27/12/2013) terminávamos os últimos detalhes para levar os recortes para o campo. Com a chegada do pessoal do transporte partimos para o campo às 04:00 da manhã. Chegando no campo começamos a colocar a estrutura da boca no balão e juntamente com ela fixamos a aranha e aguardamos o dia amanhecer. Para levar os balões para o campo foi feita uma força tarefa, todo o pessoal ajudando a gente abaixar o mato, para chegar campo. Com os recortes no campo começamos a encher o Patati e logo depois enchemos o Patata, curtimos bastante os dois cheios e em seguida no colocamos as metades de baixo das bolas, aí foi colocar fogo na bucha e mandar para o céu. Os recortes ficaram cerca de 40 minutos no alto.


EMOÇÃO:

A emoção com certeza foi uma das maiores que já sentimos. Esses dois recortes foram um dos mais trabalhosos na soltura, haviam muitos detalhes e no fim tudo deu certo para nossa felicidade, afinal, balão de recorte é uma caixinha de surpresas, não podemos prever que tudo vai sair como planejado, porém nos esforçamos ao máximo para que tudo corra bem e esse ano fomos recompensados com uma soltura perfeita.


RESGATE: 

O Patata foi resgatado por três turmas, Art Dinâmica, Miragem no Céu e Piratas do Ar, o mesmo está inteiro e logo vai voar de novo, já o Patati segundo informações de alguns conhecidos, foi resgatado por um pessoal da região do Vale do Paraíba que pegou ele beirando a rodovia Ayrton Senna, não sabemos o nome da turma.

CONCORREM EM ALGUMA PREMIAÇÃO: 

Boca de Ouro de São Paulo, Boca de Ouro de Campinas e Incentivo Zona Leste.


AGRADECIMENTOS:
 

Agradecemos primeiramente a Deus por  guiar nossos caminhos e nos dar sabedoria na hora de tomar nossas decisões. Agradecemos de coração a nossa família pela compreensão e apoio em nossos projetos, aos nossos amigos e conhecidos que nos ajudaram desde a confecção até a soltura, nem podemos citar nomes para não correr o risco de esquecer de alguém. Agradecemos a todos que foram no campo nos ajudar, filmar e fotografar, pois sem vocês não seria possível fazer a soltura desses recortes. Agradecemos também a todos que não puderam ir na soltura mais ficaram na torcida para que tudo desse certo.