Clique Aqui para conferir outros depoimentos



 

LAPIDADO DE 18 METROS

Turma Jovem - SP

 

Ficha Técnica:

Nome da Turma: Turma Jovem – SP/ ABC
Modelo do Balão: Lapidado
Molde: Esse balão foi cortado pelo banha em 1998, e adquirido como modelado, mas depois de cheio vimos que se tratava de um lapidado.
Tamanho: 18 metros
Quantidade de Gomos: 60 gomos
Largura Máxima: 66 cm
Bainha de Fechamento: 1,2 cm
Papel Utilizado: Kraft 36 gramas
Cintamento: total de 180 cintas, sendo 3 mts da boca e bico no papel e restante no durex, começando com 5cm, 10cm, 15 cm, 20cm e diminuindo gradativamente
Respiros: 2 fileiras de 23 por gomo de 20mm, total de 2760 respiros.
Fechamento horizontal: 1 fio dental .
Cola: Alguns tubetes.
Diâmetro de Boca: 1,53 metros.
Carga: 180 dz de cortadinho, 10 dz 12x1 ( todos tirados excesso), 5 dz de pino, 16 dz de treme terra, 1000 bomba batom e 50 dz de apito com crackin. Carga dividida em 20 pratos de 11 dz oitavada, e três gaiolas.
Peso dos fogos + gaiolas + cordas : 158kg
Bucha: 40 kg, 1° e 2° camada de algodão, 3° Algodão e estopa, 4° e 5° camada somente estopa.
Projeto do Balão: Fernando (Rio de Janeiro)
Tempo de Confecção: 2 anos e 2 meses.
Data da Soltura: 16/02/2013.



 

O início de tudo:

Após soltarmos nossa careca de 22, colocamos na cabeça que iríamos fazer um truff de 20mts vermelho, como o Gordão ( nenê ) tinha perdido uma aposta, disse que na soltura de um 7x1x7 nosso o tempo ia ficar ruim e pagaria o balão foi a hora de cobra-lo pois o tempo amanheceu zero ( se ferrou gordão kkkk ) , alguns achou muito básico porem queríamos uma coisa rápida, conversa vai, conversa vem, tinhamos esse balão cortado pelo grande banha em 1998 dentro de uma caixa dágua ( bau rss)no telhado de nossa bancada. Abrimos os pacotes, algumas broca furaram o balão, mas estava zero, pegamos o modelo e iniciamos a decoração.
 

 

Confecção:

Tínhamos um leque feito por uma pessoa, que íamos fazer na careca de 22mts e desistimos, resolvemos fazer no fogueteiro, o Tiago da sonho e liberdade riscou os gomos cortamos as decorações, rolinhos quase tudo pronto...... eis que sobe um balão fogueteiro com a mesma decoração, tristeza total, tempo, dinheiro, dedicação jogados fora. Resolvemos fechar o balão, 1 mês o balão foi fechado pois três integrantes estavam de férias, corremos atrás de um tema, decidimos motoqueiro fantasma, todos de acordo, fizemos contato com o Fernando do Rio de Janeiro e pronto, após 10 dias leque na mão e todos aprovaram. Chamamos nosso grande artista e amigo Fabinho da Paisagem para riscar os gomos, em uma semana esse cupim do lápis entregou os gomos riscados, fizemos os rolinhos para aplicar no balão. Demoramos muitos, mais de 1 ano e meio, todos da turma trabalha, outros com filho recém nascido, outros viajando, outro só tem um dedo e fala que fica limitado em fazer as coisas ( desculpa Bambam mas não podia deixar passar essa kkkkkk), mas enfim todos ajudaram e se dedicaram ao Maximo e tudo feito com muito capricho e segurança. Tem um ditado que fala “ depois que estiver no alto ninguem vê “ não gostamos desse ditado ou melhor o Gordão não gosta muito desse ditado kkkk ( esse é crica ).

 

Soltura:

Nosso amigo Toquinho da Paisagem arrumou o contato do dono do sitio em S.I, que por sinal um puta de um cara gente boa e um puta espaço para o arremeço, temos muito que agradecer a ele por nos ceder o campo que apenas tinha subido um balão deles. Contato feito tudo acertado resolvemos montar o balão no sábado de carnaval, semana toda chovendo, mas as previsões eram boas, e lá fomos nos, churrasco, cerveja, e a chuva comendo solta naquela tarde, minha mulher achava que éramos loucos e quem não conhece da arte também acharia, montar tudo aquilo com aquela chuva que loucura, as 20 hrs chuva para, céu estrelado, mas de manhã nevoa, cancelamos o balão, e como alguns integrantes da turma iria trabalhar no carnaval deixamos para a próxima semana. E assim ela veio, sexta feira a noite chuva, a cena se repetia, fomos assim mesmo a contra gosto de alguns e quando chegamos no sitio o céu estrelado, estava mais fácil estava quase tudo montado, foi só esperar o dia clarear, mas para nossa surpresa as 5hrs da manha cai uma serração forte, mesmo assim montamos tudo e enchemos o balão, mas nada de passar, 6, 7, 8hrs e nada. Murchamos e dobramos o balão, o cansaço e tristeza estava no rosto de cada um, ter que guardar tudo de novo, não seria fácil, o toquinho foi comprar o plástico para empacotar as coisas e o balão, uns queriam esperar, outros ir embora e levar tudo, mas as 10 hrs o tempo abriu, ameaçou ventar, mas mesmo assim corremos , enchemos o balão e fogo nas buchas, o balão saiu na cabeça, levantando tudo de primeira lentamente, ganhando o ceu quase todo azul e dando um show !!!!.

 

Emoção:

Difícil descrever, acho que a maior emoção foi olhar para os integrantes da turma e ver em cada rosto as lagrimas escorrendo, lagrimas essas que demonstram o quanto gostamos dessa arte, o quanto fazemos com amor nosso querido balão, e ver que todo sacrifício ao colar a barriga na bancada e fazer o que estava desenhado no papel sair perfeito como o planejado, é muito emocionante. E sem falar as aberturas, pareciam que estavam estourando em nosso peito.

 

Resgate:

Fomos atrás, o balão desceu no meio dos calipal em Jacareí, próximo a Rod Carvalho Pinho, não fomos até o balão pois nossas pernas não agüentavam mais, mas vimos o pessoal abaixando o balão, segundo informação chegaram 4 turmas e o balão ficou com a TNT, não sei se pegaram inteiro, se tiver 2° soltura favor avisa.

 

Concorrem em alguma premiação:

Escrevi no Boca de ouro oficial, mas premiação mesmo foi todos que estavam no campo nos parabenizar pelo balão.

 

Agradecimento:

Em nome de toda Turma Jovem ( Alemão, Elton, Ralph, Mortadela, Vovo Irineu, Bambam, Claudinho, Gordão Nene ), agradecemos nossas famílias, mulheres, namoradas, filhos por aguentar essa rotina dura, á todos da turma PAISAGEM, GAT, B13, KIART, RZL, EM CIMA DA HORA, ........ entre outra que não lembro o nome, as pessoas que nem conhecíamos que deram uma puta força. E a Deus por permitir que continuamos a fazer o que gostamos!!! Valeu TURMA JOVEM.

 

Bola Murcha:

A 4 pessoas que não sei quem é, que saíram no tapa e quase estragou nossa festa, pessoas como essa não agregam nada em nossa arte.