Clique Aqui para conferir outros depoimentos



 

PIÃO DE 42 METROS.
Trevo - RJ

FICHA TÉCNICA:

Nome da Turma: Turma do Trevo - Petrópolis  RJ.
Modelo do Balão: Pião Carrapeta.
Molde:  DRAG-CAR nº4 (SAMURAI - NAYPES SP) - cano alongado.
Tamanho: 42m.
Quantidade de Gomos: 100.
Largura Máxima: 70cm.
Bainha de Fechamento: 1.2 cm.
Papel Utilizado:  Seda (resma).
Cintamento: 286 cintas divididas entre 5cm, 10cm, 20cm no durex e fio dental fino.
Respiros: zero.
Fechamento: 1 fio dental fino por gomo.
Cola: 5kg.
Diâmetro de Boca: 3.36 mts.
Tamanho da Bandeira: 51x71.
Tamanho dos Tacos: 25cm.
Bainha da Bandeira: 1cm.
Antena: triângulos de 75cm de altura e 54m de comprimento de antena feita toda no bambu.
Cabresto de Boca:  10m feito de corda de 4mm.
Cabresto de Antena:  100m feita de fitilho.
Adereço: distorcedor com rolamento e Triângulo. 
Bucha: 31KG algodão e sebo com 10% de parafina.
Projeto do Balão: Turma do Trevo.
Projeto da Bandeira: WILIAN  - Sonho proibido – Petrópolis.
Tempo de Confecção: 1 ano e 11 meses, balão e bandeira.
Data da Soltura: 19/04/2015.



INÍCIO DE TUDO:

Eu Reynaldo, sempre quis fazer balões maiores, a ideia inicial era fazer um 30m. Estava tudo certo para iniciar, mas faltava ânimo da minha parte, eu achava que ainda não era o balão que queria. Assim, propus fazer o 42m de pronto e a turma aceitou. 

CONFECÇÃO:

No início éramos 5 pessoas na turma, dividimos algumas tarefas, o pessoal ficou de fazer a bandeira e eu encarei o balão. Estava sendo feito em cones de 3m dentro do meu quarto, cheguei a fazer 9 cones de 3m. O Bruno entrou fechando o balão comigo. Fechando cones de 2,5m na casa dele, depois a nossa banca grande ficou pronta e finalizamos o balão em cones de 7mts. Nesse meio tempo dois integrantes da turma saíram e entrou o Leandro que ajudou a fazer o balão e finalizou a bandeira. O Paulinho fez a Boca.

SOLTURA:

Na soltura, muito amigos ajudaram. Levamos a antena no sábado pra montar juntamente com o pessoal da turma Bacana e o Kadim da Amantes da Seda que nos ajudou muito. Porém, não terminamos de montar no sábado porque a noite teria um painel no campo. Descemos a serra no sábado a noite, depois que o painel subiu, para finalizarmos a montagem da antena e soltar o balão no domingo. Quando deu 4h da manhã o tempo deu uma fechada, mas já não dava mais pra cancelar o balão e soltamos ele, mas com esperança do tempo abrir.

EMOÇÃO:

Ninguém da turma tinha ido numa soltura de um balão desse porte, só tínhamos visto em DVD (risos), uma coisa inexplicável. Ver que tudo deu certo no final. Na hora que o balão encheu até a hora que ele saiu foi tudo perfeito!

RESGATE: 

O balão foi programado para um dia de sol, como todos são. Saiu todo inflamado, desceu bem antes do que a gente imaginava. Resultado de bandeira pesada e sem sol, mas no próximo a gente acerta isso. Descet num lugar bom, logo, logo deve voar de novo.

CONCORREM EM ALGUMA PREMIAÇÃO:

Não sabemos ainda.

AGRADECIMENTOS:

Ao Kadim (Amantes da seda), Marcel e Rodrigo (T.Bacana) e todos que de alguma forma ajudaram na confecção e na soltura. Não vou citar nomes para não ser injusto com alguém que possa ficar de fora.