Clique Aqui para conferir outros depoimentos




 

Careca de 20 metros.
Turma do Imirim - SP.

FICHA TÉCNICA:

Nome da Turma: Turma do Imirim.
Modelo do Balão: Careca.
Molde: Curitiba.
Tamanho: 20 metros.
Quantidade de Gomos: 56 gomos.
Largura Máxima: 73,8 cm.
Bainha de Fechamento: 1,2 cm.
Papel Utilizado: Seda.
Cintamento: Esse tinha bastante, comparar com o que já soltamos, detalhe esse tinha fio e não foi só no durex.
Respiros: Sem respiro.
Fechamento: fio dental.
Diâmetro de Boca: 1,75 metros.
Tamanho da Bandeira:  24 x 37 metros.
Tamanho dos Tacos: 16cm.
Bainha da Bandeira: 1,2 cm
Antena: Pau Flecha.
Cabresto de Boca: 6 metros.
Cabresto de Antena: Cordão parafinado, com 50 metros.
Bucha: 18 kg.
Projeto do Balão: Procurei os desenhos e pedi para o Fernando EV montar do jeito que queríamos.
Projeto da Bandeira: Marcelo Bela Arte RJ, pedi para o Willy taquear.
Tempo de Confecção:   A bandeira foi rápida, taco de 16 não demorou. O balão demorou um pouco, a maioria estava sem tempo, então ficou um tempo parado. Não sei dizer ao certo quanto tempo foi na confecção.
Data da Soltura: 03.04.2016.

INICIO DE TUDO:

Tudo começou quando estava trabalhando com o Marcelo da Bela Arte RJ. Começou a mostrar uns projetos que ele estava montando. Foi quando apareceu essa bandeira (não tenho certeza, mas acho que foi em 2011).

Como havia elogiado, perguntou se queria fazer, topei na hora. Na época já estávamos com a outra careca de 20 em andamento. Pedi para o Willy taquear e mostrei para o pessoal. Soltamos a outra setembro de 2012, e na empolgação já queriam fazer outra. Mesmo molde e mesmo tamanho. Como tinha essa bandeira, procurei uns desenhos e mandei para o Fernando da EV. Queria o terço de moldura, porque a minha ideia na parte debaixo, era pendurar umas bolas de isopor e a cruz para finalizar a parte debaixo. (A idéia não foi para frente, ia ficar legal).

Ele mandava para ver como estava ficando, e começava ter outras idéias. Como pedi para colocar a bandeira do Brasil de fundo e o corcovado na garganta. Reparei que dava para separar com a parte do mapa do Brasil entre um corcovado e outro e a bandeira ficava bem no centro. 

Queria tudo muito simples e rápido. A parte do teto era aquilo, só que na minha cabeça iria ficar diferente. Acho que ficou melhor.

CONFECÇÃO:

Como falei acima, bandeira não demorou, o Júnior e o Léo foram fazendo aos poucos e quando dava.

SOLTURA:

Chegamos no campo e uma neblina forte. Esperamos, e só abriu às 8 horas. Começamos a colocar a bandeira, arrumar aranha, bucha, boca e o sol já estava daquele jeito. Começamos a encher a criança. O sol batia na folha e já estava ficando tudo esticado. Tiramos o maçarico para rodar, e depois colocar a bucha. Fiquei impressionado, porque o balão nem parecia que estava com a aranha dentro, e estava com uma puta força (isso porque ficou um bom tempo sem o maçarico).

Tudo pronto, cabresto guias e fogo na bucha. Saiu as 9 horas, desceu as 13h30 em Jaguariúna.

EMOÇÃO:

Eu mesmo não consigo descrever, porque são meses e meses colando papel. Quando começa inflar, você olha aquele monte de papel colorido e pensa: "mais um filho que está ganhando VIDA". Olho ao redor e observo que todos estão felizes, mesmo depois de tantos imprevistos (toda turma tem). Todos os problemas ficam para trás naquele exato momento. E esse momento é único, é a primeira vez que pude observá-los dessa forma: "Felizes"! Porque numa soltura, você fica na adrenalina e quer que tudo dê certo. Não repara nessas coisas simples que estão ao redor. Aquele momento de felicidade do trabalho realizado. Isso é sensacional! E depois você só quer curtir um pouco mais a sua CRIAÇÃO, pensa de novo: "calma, já vamos acender a chama do seu coração." Feito isso, ele vai subindo devagar e são seus "últimos" momentos com ele. Porque você não sabe se terá outra "vida" ao descer. Enfim, sai das suas mãos perfeitamente, e essa EMOÇÃO é inexplicável!

RESGATE:

Desceu por volta das 13h30 em Jaguariúna.

CONCORREM EM ALGUMA PREMIAÇÃO:

Não concorremos mais.

AGRADECIMENTOS:

Todos os amigos que estavam presentes e os que desejaram boa sorte.  Agradecer ao projeto do Marcelo Bela Arte Rj e ao Will por taquear a bandeira!  Fernando Ev pela paciência, e por fazer o projeto da forma que pedi.