Clique Aqui para conferir outros depoimentos



 

Pião de 24 metros.
Superação - RJ

FICHA TÉCNICA:

Nome da Turma: Equipe Superação RIO.
Modelo do Balão: Pião Carrapeta.
Molde: Spinne.
Tamanho: 24mts.
Tema: Os Mistérios do Egito.
Quantidade de Gomos: 64 gomos.
Papel Utilizado: seda (vazado).
Cintamento: durex , 380 cintas.
Tamanho da Bandeira: 30x40.
Tamanho dos Tacos: 10cm.

Bainha da Bandeira:
0.5.
Antena:  34mts feita de flecha e tubetes.
Cabresto de Boca:  rede de nylon .
Cabresto de Antena:  feito com fitilho .
Adereço: pirâmide feita de isopor (criada pelo Jorginho da Superação).
Bucha: 40 kg.
Projeto do Balão: JOEDIR  (Rio de Janeiro) e riscado pelo Jorginho da Superação.
Projeto da Bandeira: JOEDIR (Rio de Janeiro).
Tempo de Confecção: 2 anos.
Data da Soltura:11/07/2015.

INÍCIO DE TUDO:

Depois que soltamos o modelado de 20mts, pensamos em soltar um junino maior, porem que fosse rápido e de seda. Passamos a ideia ao nosso projetista (Joedir), que avisou! Vou ter que sair das minhas características (risos). Resultado o primeiro projeto não agradou a ele e nem a um integrante da turma (o Gordão) Vai um aviso não limite seu projetista (risos). Ele refez o projeto, e esse sim, agradou a todos, porem  como fazer na seda? Ta aí um desafio a superar e superar é com a Superação! Tínhamos o projeto do balão, mas cadê a bandeira? Outra surra no Joedir.Quando chegou o projeto da bandeira vimos que estava tudo como queríamos e partimos pra dentro.

CONFECÇÃO:

Demorou bem mais do que pensamos, mas resolvemos fazer tudo, desde o projeto do balão  ao adereço, ou seja nenhuma mão de obra terceirizada. Foi feito em 5 cones , riscado pelo Jorginho que é da turma e confeccionado por todos os integrantes da turma, desde o negão ao Thiago todos comprometidos em terminar um sonho.

SOLTURA:

Iríamos soltar no domingo, mas verificamos a previsão do tempo e o dia bom era sábado. Lindo dia céu azul vento zero, porem quando colocamos a boca desceu uma serração não muito comum no Rio, nos pegando de surpresa, mas não podíamos cancelar, pois estava tudo pronto era só acender, foi o que fizemos .

EMOÇÃO:

Difícil falar, um sentimento de realização e de dever cumprido, só quem é do meio sabe o que é ver um conjunto de cores e de muito trabalho em pé imponente, quase que dizendo obrigado por me dar vida. É uma coisa de maluco!

RESGATE:

Segundo informações foi pro mar, pra nós foi pro céu dos balões,  e não houve resgate até hoje.

CONCORREM EM ALGUMA PREMIAÇÃO:

É sempre bom ser lembrado, porem não sabemos como está o regulamento da boca de ouro no Rio desse ano, mas se pudermos participar será uma honra pra nós.

AGRADECIMENTOS:

Primeiramente a Deus, sem ele nada seria possível e nem permitido, aos amigos de Niterói, ao João da Sucesso, a galera da TUBR, aos fotógrafos, ao Felipe da 100 stresses , nó cego, Superação, ao Joedir pela paciência e pelo projeto (mesmo sendo um integrante da turma) ele realmente projeta e pensa o tema, ao Jorginho pela dedicação em riscar, ao Paulinho pelo sitio,  as nossas mulheres , filhos e filhas, namoradas, pais e mães pela compreensão, e se esquecemos alguém nos perdoe é muita gente pra agradecer. Um abraço e até o próximo.