Clique Aqui para conferir outros depoimentos




 

Lapidado de 43 metros.
SanduMosaico/Turma da 15 - SP.

FICHA TÉCNICA:

Nome da turma: SanduMosaico/ Turma 15.
Modelo do balão: Lapidado.
Molde: Mesmo que o da cometa.
Tamanho: 43mt.
Quantidade de gomos: 110.
Largura máxima: 94cm.
Bainha de fechamento:  2 cm.
Papel utilizado: huck forrado com seda de bico a boca .
Cintamento: de 10 em 10cm, cintado no durex.
Respiros: uns 14mil.
Fechamento: 8 fios grossos de bico a boca trançados.
Cola: 
Diâmetro de boca: 4,35m.
Tamanho da gaiola: 1,80 por 2,80.
Comprimento das carga: cerca de 100m.
Quantidade de gaiolas: 9 com espaçamento de 7m de uma pra outra.
Cabresto de boca: 16 metros para a 1° gaiola.
Chapéu: alumínio 22kg.
Bucha: 262 kg (sebo e parafina, 20 rolos de 13kg).
Projeto do balão: Digao Rio/Thiago Qui Jeito.
Tempo de confecção:8 meses o balão/57 dias a decoração.
Carga do balão:
2 mundial de 10 polegadas.
60 mundial entre 3, 5, 6.
100 dúzias de rojão.
50 dúzias rabo de pavão.
50 dúzias de bomba de cor.
1000 dúzias cometinha.
100 dúzias vara cabeçuda.
2520 dúzias vara de cor 250.
Peso total: cerca de 1.100kg.
Data da soltura: 24/07/2016.


INÍCIO DE TUDO: 

Inicio desse projeto depois do 42m que pegou fogo no chapel, por isso colocamos de alumínio desta vez, depois desse  ficou entalado pra fazer outro. Babão em conversa com o Manel da Cometa propôs a ele a fazer um outro juntos, do mesmo tamanho, porem Manel falou que tinha um lá e deu pra nós, nessa de ir pegar o balão lá no Rio o Corda e Babão passaram um apuro na volta, parado pelos PMs rodoviários tiveram que se explicar com aquele monte de papel no carro, tirado o balão do carro foi esticado no chão com o vento dos caminhões bagunçando tudo, o PM pergunta pra que tanto papel vai o Corda fala que era pra fazer raias, desenrolado trouxeram o balão, ficou na bancada um tempo parado, nesse tempo fizemos a careca de 40, pião de 25, truff de 26, ate que chegou a hora dele. Trampo muito rápido pra fazer, uma bancada fazia o balão, outra fazia a decoração, tinha os mutirões para cintar.

CONFECÇÃO: 

Para um balão desse ate que foi rápido, devido termos 2 bancadas na época, uma fazia a decoração que foi feita em 57 dias, isso pegando de segunda e quarta, balão foi feita em outra bancada coisa de 8 meses para estar pronto. Gaiolas feitas pelo Paulo da turma, boca tudo nós que fizemos.

SOLTURA: 

Complicada, balão desse porte nem todos querem segurar a bronca em questão de campo, balão em um canto, boca em outro, gaiolas também, perdemos alguns campos devido a magnitude do balão e receios dos donos, porem temos amigos que correm com nós, arrumado o campo tivemos uma pequena reunião para ver como seria a logística e montagem, ficamos um fim de semana no campo montando as gaiolas, no outro fomos para fazer as ligações, colar os rojões de cor, no domingo dia da soltura fomos para preencher as gaiolas e colocar no local do voo dele, esse dia 24/07/2016, só um fato engraçado o tio do campo viu o numero 43 no chapéu e perguntou porque do número, mau sabia ele, falamos que era o numero da sorte. Outro em questão dos fogos que as varas e cometas seriam igual a Buscapé de festa junina.

EMOÇÃO:

PQP! Indescritível, tenso, choros, alegria, alivio, desabafo, mas uma alegria que nunca, nunca será esquecida não só por nós e sim pra quem estava no campo e torcendo pro balão.

RESGATE: 

Pelo que sei desceu em Minas depois de umas 3 horas de voo, em um lugar de mata, chegando algumas turma e sortearam dando nossos amigos da Anjos da Arte ( RJ ).

CONCORREM EM ALGUMA PREMIAÇÃO: 

Melhor premio que ganhos foi ele ter subido e dado o recado, amigos no campo, uma pena não ter dado pra chamar todos. Melhor que isso não tem premiação que pague.

AGRADECIMENTOS: 

Em 1° lugar a Deus, depois a todos envolvidos para realização desse sonho, não vou citar nomes, mas cada um sabe que fez pelo balão, em questão de transporte, fogos, local, montagem (logística) etc...