Clique Aqui para conferir outros depoimentos



 

Modelado de 24 metros.
Os Racionais - RJ.

FICHA TÉCNICA:

Nome da Turma: OS RACIONAIS.
Molde:  GK-2.
Tamanho: 24 mt.
Quantidade de Gomos: 80 GOMOS.
Largura Máxima:  62 CM.
Bainha de Fechamento:   1.0 CM.
Papel Utilizado: kraft 30 gramas branco.
Cintamento:  fio dental , na horizontal  aproximadamente 185 cintamentos com durex .
Respiros:  20 por gomo totalizando 1600 respiros de 1.2 cm de diâmetro.
Fechamento: fio dental em todos os gomos, no 1º cone subia com duplo e os demais somente 1.
Cola: cascorez extra, quantidade aproximadamente 8 a 9 litros entre balao e bandeira.
Diâmetro de Boca: 2,24mt.
Tamanho da Bandeira:  40 X 60 mt.
Tamanho dos Tacos: 10 CM.
Bainha da Bandeira: 1 CM.
Antena:   40 metros de antena, 100% flechas e fitas de cetim para decoração.
Cabresto de Boca:   corda de rappel branca de 5 mm com alma totalizando 8 metros, 24 cordas.
Cabresto de Antena:   fitilho branco totalizando 80 metros cada linha.
Adereço:  não teve adereço, somente mosquetões de segurança.
Bucha:  72,500 kg de peso, totalizando 20 paus com sua confecção de algodão e parafina, 60 cm de comprimento, 11 centímetros de diâmetro, 18 sacos usados.
Projeto do Balão: Rafael Gêmeos.
Projeto da Bandeira: Eduardo de Niterói ( INTOCÁVEIS ).
Tempo de Confecção: Quase 2 anos.
Data da Soltura: 09/08/2015.

INÍCIO DE TUDO:

Um integrante da Turma foi ao cinema na estreia do primeiro filme do Harry Potter e ao sair de lá achou o tema interessante para ser idealizado em um balão, então reuniu algumas fotos da internet do filmes já passados em outros países e também livros do tema e enviou para o Rafael ( Gêmeos - Turma Loucos ) para desenvolver o projeto do leque do balão e assim surgiu o Tema da Balão.

CONFECÇÃO:

Há mais ou menos 10 anos atrás deu início à confecção, o 1º Cone foi confeccionado na primeira sede da turma, o 2º cone somente foi fechado no Kraft branco e por alguns motivos a primeira sede foi desativada, com isso, o balão foi colocado em 2º plano pela turma até ser decidido o que seria feito do mesmo. Nesse meio tempo surgiram outros projetos que a turma resolveu fazer e sendo assim, o projeto do Harry Potter ficando mais tempo parado. Em uma Reunião com todos os integrantes da Turma foi decidido há 2 anos atrás dar prosseguimento ao projeto que estava parado. 

SOLTURA:

O Balão já estava totalmente pronto a mais de 2 meses antes da data da soltura, mas devido a muitos boatos de que o balão estava para subir, preferimos aguardar um pouco e ficamos um mês procurando campo para soltar, ate que encontramos esse campo perfeito. Após decidir o campo, no mesmo dia já providenciamos a transportar todo o material e no dia seguinte chegarmos bem cedo para começar a montar a antena e as outras coisas do balão. Enfim chegou o dia da soltura (Dia dos Pais), amanheceu sem nenhum vento, tudo parado, era o dia perfeito, no campo perfeito do jeito que estávamos imaginando que fosse. Quando começamos a encher começou a vir uma névoa que em nenhum momento impediu ou fizesse pensar em adiamento, demos seguimento com nossos planos e a soltura foi perfeita com total controle e a névoa não nos atrapalhou em nada.

EMOÇÃO:

“UM SONHO REALIZADO” são exatamente estas palavras que todos da nossa turma mencionaram no dia da soltura, por ser um balão muito esperado por todos os integrantes e todos os envolvidos e aos que presenciaram no campo dando os parabéns para o belo projeto de balão ali que acabaram de prestigiar na soltura, por ser um tema muito bonito e por ter sido muito emocionante, valeu a pena esperar o dia certo, valeu cada hora, cada minuto e a cada segundo naquele campo e ver o sonho de todos nós virar realidade, foi o dia perfeito e justamente no dia dos pais, um dia abençoado e um presente para todos os integrantes que ali estavam, pais ou não, mas também para os pais que ali não estava mais presente (em carne), mas que estão sempre estarão presentes em nossas mentes e corações. A Alegria de um Baloeiro é ver as guias Saindo de suas Mãos, sabem porque ? “O CÉU É O LIMITE !!!” 

RESGATE:

O Resgate foi feito pelo Amigo Navi de Belford Roxo e Amigos e 100% Caxias em Jaceaba-MG ao colocarem o GPS no Aro do Balão para rastreá-lo. Percorreram aproximadamente uns 400 km ate encontrarem o local onde o sinal do GPS estaria mostrando para eles. A descida do Balão segundo relatos foi entre as 13:30 e 14:00 aproximadamente, mas eles somente chegaram ao destino as 03:00 da manhã de segunda-feira, aguardaram amanhecer para o sol bater no balão e secar para dobrarem e desmontar a antena e o restante de material que posteriormente será aproveitado . Segundo relatos o Balão esta em boas condições e com poucos rasgos.

CONCORREM EM ALGUMA PREMIAÇÃO :

Sim, Boca de Ouro de 2015 no estado do Rio de Janeiro.

AGRADECIMENTOS :

A todas as pessoas envolvidas neste projeto desde o inicio, sendo indiretamente ou diretamente ate o final. Não iremos colocar nomes de pessoas e nem de Turmas para não corrermos os riscos de esquecer de alguma ou alguém .