Clique Aqui para conferir outros depoimentos



 

Modelado de 15 metros Pequena Arte - SP

Ficha Técnica

Tema - Anjos e Borboletas, balão em homenagem (in memorian). 
Molde - Modelado Magia 3 (Del Plata)
Gomos - 56
Respiros - Bico aberto, 5 cm de diâmetro + 30 furos por gomo totalizando = 1680.  
Bucha - 26kg parafina pura e algodão, 50 cm de largura com 4 camadas.
Letreiro - Malha 16 x 65 m - Lanternas, 5250 quantidade total entre bojo e letreiro.
Papel - Seda
Cintamento - 160 horizontais aproximadamente, inicio com 5 cm, aumentando gradativamente até  15cm e depois baixando gradativamente até 5 cm novamente.
Boca - 1,56 de diâmetro - Aranha - 1,10 de altura - Mesa - 50 cm

Inicio de Tudo

Esse letreiro era uma vontade do Rogério (integrante da turma) para homenagear sua querida Mãe "Dona Neide" (in memorian), em um encontro casual com o Sola e depois de um bate papo sobre o assunto, o mesmo falou que faria o projeto, conforme combinado, o lindo projeto foi elaborado pelo Sola e entregue ao Rogério, a idéia era um balão rápido e seria para 2009, mas no mesmo ano estávamos na confecção do 24m fog. diurno e logo na sequência a careca de 15m do Raul Seixas, devido ao projeto da barrica de 15 (Homenagem ao Sr. Paulo, mascote da turma) que já era vontade antiga da turma também, não foi possível iniciá-lo novamente e neste tempo foi surgindo a idéia de incluir mais desenhos, um tempo antes de pegarmos de fato pra fazer, foi decidido em consenso por todos da turma pequenas alterações no projeto original, acrescentamos mais um desenho de anjo no leque e subimos o desenho para a batata, apenas por questão de gosto da turma, essas modificações ficaram à cargo do Alemão que elaborou novo leque.

Obs. Lembrando que os traços e cores originais do leque do Sola foram mantidos. 

Confecção

Iniciamos a confecção logo após a soltura da Barrica de 15 em maio deste ano, cortamos todos os gomos no papel kraft 25 grs. em 3 cones, o balão seria forrado, mas decidimos fazer na seda, à partir daí o Alemão começou a riscar os gomos, após riscar um cone por vez, imediatamente iniciamos a confecção na seda, neste mesmo tempo mandamos fazer uma faca para lanterna média, fizemos a aba "dupla" reforçada, compramos papel 2ª via para algumas cores e outras foram na seda mesmo, finalizamos todo o projeto em 5 meses e meio.

*Sempre mantemos muita atenção e importância na confecção, balão bem feito é balão seguro, não tem economia quando o assunto é cintamento, foi cintado sem dó. 

Emoção

Essa é sem dúvida alguma a melhor parte, momento em que você extravasa, tira toda aquela tensão, quando você vê todo aquele trabalho subindo lindo e dando tudo certo, a emoção toma conta de todos, da turma, das pessoas que ajudam no campo, as lágrimas descem sem você se dar conta, é indescritível.


Resgate

Ficamos sabendo pelos contatos que o balão ficou mais ou menos uma hora e dez minutos no alto, pegaram inteiro e deu sorteio, é gratificante saber que o balão ficou inteiro e poderá subir novamente, nem sempre ocorre isso infelizmente, mas tivemos a sorte e gostaríamos de ver a criança no céu novamente!

Premiação


Sem demagogia e hipocrisia, o balão está concorrendo, foi inscrito no boca de ouro, balaooscar e incentivo Zona Leste. 

Mas sem dúvida alguma e com toda certeza, o melhor premio de todos é o reconhecimento dos amigos da arte, quando se executa um belo trabalho e dá tudo certo, não existe coisa melhor do que as pessoas, amigos, conhecidos ou não, virem te cumprimentar, dar os Parabéns pelo balão.

*Esse é o nosso grande troféu.

 Agradecimentos:

Agradecemos a todos da turma que estiveram envolvidos neste belo trabalho, em especial a muitos amigos e conhecidos que nos ajudaram em várias etapas, confecção da boca, fabricação das velas, ajuda na lanternagem de dia, ajuda na soltura do balão à noite(e que ajuda que nos deram), enfim, desculpem não citarmos os nomes, mas podemos esquecer de alguém e seria injusto. 

Mas agradecemos de coração e quem nos ajudou sabe, esses são nossos sinceros sentimentos.

O nosso muito Obrigado, e que venha o próximo!

Abraços
Turma Pequena Arte