Clique Aqui para conferir outros depoimentos



 

Bagdá de 18 metros

Nossa Art - SP

 

Ficha Técnica:

Modelo do Balão: Bagdá.
Molde: Colorir.
Tamanho:18 metros.
Quantidade de Gomos: 48 gomos.
Bainha de Fechamento: 1 centímetro.
Papel Utilizado: Papel de seda.
Cintamento: Durex 15 mm e fio dental nas cintas horizontais e durex sem fio dental nas cintas verticais em todos os gomos.
Respiros:12 por gomo totalizando 576 furos.
Fechamento: Fio dental.
Cola: 2 quilos.
Diâmetro de Boca: 2,07 metros.
Tamanho da Bandeira: 21x26 metros.
Tamanho dos Tacos: 10 centímetros.
Bainha da Bandeira:1 centímetro.
Antena: Chapada feita com Pau-Flecha medindo 21,60 metros.
Cabresto de Boca:10 metros.
Cabresto de Antena:1 vez e meia totalizando 31,50 metros.
Adereço: Isopor com cabo de aço nas pontas medindo 60 centímetros.
Bucha: 25 quilos feita de Algodão Ovata e Parafina pura.
Projeto do Balão: Adrius Nossa Art
Projeto da Bandeira: Presente do Godoy e AS Fotos.
Tempo de Confecção: 2 meses
Data da Soltura: 25.01.2013 - 7:30 da manhã.


 

O início de tudo:

A idéia de fazer uma bagdá surgiu do saudoso André da Imirim, como nunca tínhamos solto um balão deste modelo ele nos incentivou nos deu de presente o molde do balão, nós aceitamos o presente e encaramos o desafio. O Rogério e o Ale da própria turma taqueou o gomo e demos início a confecção do balão. O Projeto da bandeira também foi um presente que ganhamos do AS (fotografia) e do Godóy a alguns anos atrás.
 

 

Confecção:

A confecção dos gomos do balão foi realizada pelo Neco e pelo Diego em uma de nossas sedes, o fechamento e o cintamento já foi feito em nossa séde principal junto com o Adrius e o Rogério. A parte de finalização foi toda feita pelo Rogério que montou a antena e puxou os cabrestos e a boca do balão foi um presente que ganhamos do amigo Alex, toda feita em alumínio.

 

Soltura:

No início tínhamos decidido soltar o balão de Caieira no mesmo campo que a Turma Domnínio soltou seu pião carrapeta de 45 metros mas acabamos desistindo por haver muitas divergencias de datas disponíveis pelo dono do local. De ultima hora, na noite que antecedeu a soltura acabamos achando um local adequedado e com a ajuda do nosso amigo Rodrigo. Quando amanheceu o tempo estava abrindo e fechando a todo momento mas mesmo assim decidimos arriscar, preparamos as coisa e sem maiores problemas mandamos o balão mesmo com um pouco de brisa.

 

Emoção:

A maior emoção de ter realizado mais este sonho foi de poder relembrar nossos passados, nosso maior objetivo sempre foi de unir as pessoas, e poder soltar este balão junto com nossos amigos todos participando da mesma adrenalina para nós foi um enorme privilégio, foi uma soltura regada a muita emoção e muita amizade. Ficamos imensamente felizes de reviver um pouco da época que todos os baloeiros tinham os laços forte de união, coisa que hoje em dia esta cada vez mais raro de se ver.

 

Resgate:

O Balão ficou por quase 5 horas no alto desfilando sobre os céus de Salesópolis e região e depois veio a descer em Ubatuba nas areias de Praia Dura. O Balão foi resgatado inteiro sem nenhum rasgo pela Turma do Tempo que estava a passeio na praia e que foi surpreendida pela queda do balão. Não sabemos ao certo o desfecho deste resgate mas até o momento pelo o que nos foi passado a Policia Ambiental acabou ficando com o balão.

 

Concorrem a alguma premiação:

Não concorremos em nenhuma premiação. Não gostamos de competição e para nós o maior prêmio é a realização de mais um trabalho e a satisfação pessoal de cada integrante da turma.

 

Agradecimento:

Agradecemos especialmente aos nossos queridos amigos das Turmas Sandú Mosaico, Equiperuche, Balanço, Anjos Dourado e Pirani, Barão Rocha, THN, e ao AS pelas fotos. Também não podemos esquecer do Amigo Rodrigo que gentilmente arrumou o campo para nós e todos que estavam atrás do balão e que por diversos motivos não conseguiram chegar até o local de sua queda. (USM, Resgate 8, Balocaia e Vila União).