Clique Aqui para conferir outros depoimentos



 

Modelado de 9 metros

Turma da Mônica - SP

 

Ficha Técnica:

Nome da Turma: Turma da Mônica.
Modelo do Balão: Modelado.
Molde: Desenvolvido pela própria turma.
Tamanho: 9 metros.
Quantidade de Gomos: 30 gomos.
Quantidade de Cones: 2 cones.
Largura Máxima: 57,1 centímetros (Sem Bainha)
Bainha de Fechamento: 1,2 centímetros.
Papel Utilizado: Corte do Balão feito em bobina branca 28 gramas e aplicação em seda de resmas.
Cintamento: 26 cintas horizontais distribuídas progressivamente pelo gomo somente com durex de 12 milímetros MultiPac.
Respiros: 480 furos de 15 milímetros no total distribuídos em 8 anéis sendo 16 furos por gomo.
Fechamento: Fibra Sintética de Aramida Dupont – 01 fibra por gomo.
Cola: 615 gramas
Diâmetro de Boca: Aro com 72 centímetros, Aranha com 60 centímetros e prato com 22 centímetros – Claudinho Mauá.
Tamanho da Armação: 6 metros de largura e 22,50 metros de comprimento.
Ponto de malha: 25 x 25 centímetros – Confeccionado em Vareta e Barbante pela própria turma.
Lanternagem da Armação: 630 copos modelo extra grande feitas em papel 2ª via.
Lanternagem do Bojo: 30 Escadas sendo 170 copos no modelo extra grande feitas em papel 2ª via.
Antena: 6 metros de largura e 50 centímetros de largura. 40 varetas de 2 metros pintadas manualmente com tinta plástica e tinta para tecido.
Cabresto de Boca: 06 unidades com 1,50 metros – Feito em Cetim vermelho.
Cabresto de Antena: 7 unidades com 12 metros - Feito em Barbante para crochê.
Guias: 03 unidades com 35 metros - Feitas em corda poliéster TrancPet.
Adereço: Cubo e Bolachão com imagens como pingente e 03 corações de pelúcia nos engates de guia.
Bucha: Algodão e Parafina Granulada – 4,500 quilos distribuídos em 10 rolos.
Projeto do Balão: Turma da Mônica
Projeto da Armação: Turma da Mônica
Projeto do Bojo: Turma da Mônica
Corte do Balão: Turma da Mônica
Tempo de Confecção: Balão feito em 3 dias e Complementos em 24 dias – Total de confecção de 1 mês.
Data da Soltura: 02.05.2014.


 

O início de tudo:

Na verdade a ideia de se fazer um balão para a minha namorada começou a um tempo atrás. Chegou-se a ser elaborado um projeto (Muito bacana por sinal) para um balão bandeira em Dezembro do ano passado, foi montado os gomos de um dos cones de uma Bagdá de 20 metros porém percalços houveram e o projeto ficou estacionado. O aniversário dela estava se aproximando e de ultima hora ficou resolvido que seria feito um novo projeto e um novo balão menor que se adequasse aos poucos dias que teríamos para fazê-lo. Chegamos até a pensar em um balão menor também com bandeira, mas mediante a cálculos de dias e horas que teríamos disponível para fazê-lo vimos que ficaria inviável e daí juntando o útil ao agradável definimos que seria um balão com armação de letras pois era só fazer o balão e montar a malha já que lanternas tínhamos muitas feitas para um outro balão.

 

Confecção:

A confecção do balão foi super rápida, 3 dias e estava pronto. O balão foi cortado em uma noite e riscado na noite seguinte. Na mesma noite em que os riscos ficaram prontos o balão já começou a ser confeccionado. Como a Jéssica também faz balão e é integrante da turma inventamos uma história de que estávamos ajudando um amigo atrasado com o seu balão e que tudo aquilo era dele e assim ela poderia participar do seu próprio balão sem desconfiar de nada, porém a historia foi descoberta rapidamente por ela e daí em diante já sabendo que o balão era para si própria ela meteu a mão na massa e se dedicou mais ainda ao projeto chegando a ficar três dias seguidos sem ir embora da bancada mexendo dia, noite e madrugada enquanto o resto trabalhava. Após o balão estar praticamente pronto partimos para a armação e para os detalhes menores e o trabalho foi dividido em mutirões realizados entre toda a turma regados a muito café, coca-cola, salgadinhos e pizza e muitas gargalhadas. Este sem dúvida foi um dos projetos mais prazerosos de ser feito pois estávamos em família e todos em uma sintonia só.

 

Soltura:

Tentamos soltar este balão duas vezes antes do dia em que ele realmente subiu. A Primeira tentativa foi em dia de semana e devido a dois fatores o balão teve que ser adiado em cima da hora, primeiro que o local da soltura era muito próximo a bairros residenciais e segundo a pedido do dono do local pois haviam muitas pessoas nos esperando no campo antes mesmo de estarmos lá para montar as coisas, mediante a este conjunto de fatos o balão não subiu naquela noite. Uma semana depois decidimos soltar o balão e novamente teve que ser adiado, naquele final de tarde o tempo deu uma mudada inesperada e choveu muito forte durante umas 3 horas, estávamos com tudo ajeitado já para soltar o balão e como estávamos todos reunidos decidimos esperar a chuva parar para ver o que acontecia... Esperamos e a chuva veio parar bem tarde e com isso não teríamos mais a ajuda das pessoas que iriam nos acompanhar e o novo local escolhido era longe de casa e daí não fomos, procuramos um amigo que possui um campo atrás de sua casa e partimos para lá na esperança de soltar o balão ainda aquela noite aqui no nosso bairro mesmo, mas chegando lá havia uma brisa chata que vinha e parava do nada a todo instante, ficamos lá no campo estudando o tempo por mais de uma hora e realmente aquela noite não era nossa, o vento não parou e mais uma vez o balão ficou de canto... Passado quase 3 semanas após o balão estar pronto e o aniversário ter passado marcamos uma nova soltura, reunimos uma parte da turma para ir montar as coisas e uma outra parte da turma não foi pois estavam trabalhando, queríamos soltar o balão bem cedo assim que escurecesse porém tivemos um problema com a porta traseira do caminhão que acabou travando na hora de carregar as coisas e tivemos um pequeno atraso. Caminhão arrumado partimos e chegando no campo e o tempo estava maravilhoso, estrelado e sem vento algum... montamos as coisas toda e esperamos muito, mas muito tempo o restante dos caras da turma e nada deles, como não tínhamos sinal de celular decidimos deixar as coisas lá montada e sair sem destino a procura deles pelas estradas da cidadezinha, rodamos por cerca de uma hora e meia e acabamos que nos perdemos também, nesse roda para lá e para cá acabamos nos achando e depois disso juntos rodamos mais um bom tempo tentando achar o campo... Quando chegamos no campo novamente o tempo já não estava mais tão legal, haviam algumas nuvens e um pouco de brisa que batia e sumia do nada... Enchemos o balão sem problema algum e quando estávamos terminando de bojar o vento deu uma aumentada considerável e não parou mais, acendemos a bucha e colocamos o balão nas guias com uma certa dificuldade, balão balançava muito mas graças as habilidade das pessoas que estavam na guia o balão foi pegando todo o letreiro e depois de um grande trabalho para ele não queimar o balão acabou saindo.

 

Emoção:

A emoção de se fazer um balão é a melhor possível, não há felicidade que se compara. Ver aquele trabalho artesanal todo no alto, relembrar cada detalhe da confecção, olhar para o lado e ver os amigos felizes e com um grande sorriso no rosto não há preço, essa é melhor recompensa que se pode ter, o balão é encantador!

 

Resgate:

Ficou com a TZN! Chegamos no balão em três pessoas, porém o balão ficou em uma região alta e após andarmos mata a dentro quando estávamos em baixo do balão vimos que não tínhamos o que fazer. Tentamos retirar as coisas de cima das arvores jogando um réu mas não conseguimos, as árvores eram bem altas, estava muito escuro e o local repleto de abelhas pois era local de apicultura. Depois ficamos sabendo que o nosso amigo que chegou no balão conosco acabou voltando lá na mesma noite e com muito esforço acabou recuperando tudo.

 

Concorrem a alguma premiação:

Em comum acordo com todos da turma ficou decidido que não concorreríamos a nenhuma premiação com este balão e nem com futuros projetos que venhamos a fazer. Os balões são confeccionados para realização pessoal de cada membro e para uma satisfação coletiva da turma, não fizemos e não faremos nada pensando em recompensas e premiações pois o nosso maior privilégio é o de podermos ter concluído mais um trabalho logrando êxito em todas as fases e suprindo todas as nossas expectativas emocionais e sentimentais juntamente com todos os nossos amigos e familiares.

 

Agradecimento:

Gostaríamos de agradecer carinhosamente a toda a Equipe do Planeta Balão por nos convidar e por nos ceder este espaço para contarmos um pouco da história deste humilde balão e agradecer principalmente e especialmente a todos aqueles que nos ajudaram neste projeto do começo ao fim, que estiveram do nosso lado para tudo e que embarcou nesta viagem conosco. Amigos e família, este balão é nosso!


Mensagem da Homenageada: “Resumindo, obrigada a mim duas vezes, que fiz o balão e sou a namorada homenageada kkkk. Se eu não existisse nada disso aconteceria kkkk =D