Clique Aqui para conferir outros depoimentos



 

Modelado de 20 metros Equipe Magia - RJ

Ficha técnica:
Molde : Magia 06
Quantidade de gomos : 70 gomos
Respiros: 4.000
Bucha: 60 kg – 50 % Sebo e 50% Parafina
Painel: 32 x 48
Tema: História de Santa Maria Mãe de Jesus
Lanternas painel: Malha com 9.300 Lanternas
Lanternas Bojo: Rede com 1.200 Lanternas

O início:

A idéia principal era homenagear a mulher escolhida por Deus para ser a mãe de seu filho, o primeiro projeto do painel acabou ficando com mais de 12 mil lanternas , como decidi que o balão não passaria de 20m reduzi para 9.300 lanternas aumentando as sombras e as dobras do manto.

Confecção:

O início desse projeto foi logo após a soltura do painel da minha filha, porém por questões profissionais só comecei a fazê-lo um ano mais tarde. Quando comecei estava morando fora do Rio, e só aos sábados conseguia fazer alguma coisa, e assim foi durante praticamente dois anos.
Nesse projeto fiz praticamente tudo, do projeto passando pelas lanternas e a confecção do balão, já que hoje sou o único componente da Magia, é claro que não posso esquecer da grande ajuda dos amigos da Engenharte e Pontal o qual falarei mais abaixo.

A idéia da decoração surgiu quando no Balão da minha filha um engraçadinho disse que o balão tinha muito azul, hora o balão era o fundo do mar logo não poderia ser vermelho (risos) então resolvi fazer um balão todo listrado, mas claro que isso não me atendia, então por cima destas listras joguei todo o enredo da decoração, que é basicamente uma coroa formada por anéis brancos (facilmente vista por baixo), assim formando uma coroa de 5 pétalas e dentro de cada pétala tem um quadro contanto toda a história de Nossa Senhora, Passando pela concepção, nascimento de Jesus, Jesus já adulto, crucificação , e ascensão de Nossa Senhora ao Céu.


O Painel:

Com a dificuldade de local para soltura, faz-se necessário local cada vez mais isolados e conseqüentemente com menor infra-estrutura de apoio, mas com a colaboração de um grande amigo consegui um lugar isolado porém em uma área do Rio que venta muito, e no primeiro dia já com tudo montado e o painel todo lanternado tive que cancelar a soltura devido ao vento, já na segunda tentativa o vento deu uma trégua e pude com a ajuda de vários amigos soltar esse balão com toda segurança possível.

Emoção:

Difícil descrever o sentimento de um balão como esses, ainda mais para mim que sou apaixonado por painel, foi muito gratificante ver minha esposa e filha emocionadas, os amigos felizes com a soltura, mas pela primeira vez em anos, faltou a presença da minha mãe que me acompanha em todos os balões, porém por ter outro compromisso não pode estar presente mas acompanhou tudo por telefone.
Eu fiquei muito alegre e ao mesmo tempo triste, por lembrar que uma obra de arte como essa é descriminada e mais ainda por estar decidido que este provavelmente seria meu ultimo Painel.


Resgate:

Quanto ao resgate, alguns amigos meu pegaram sem muitos problemas, o balão caiiu completamente apagado, após duas horas no alto, tendo um resgate perfeito sem um rasgo no balão que brevemente subirá acredito eu que durante o dia.


Premiação:

Quanto às premiações oferecidas por vários incentivadores da nossa arte, eu acredito que são com a melhor das intenções, mas faço balões por diversão e nunca quis concorrer e também não será dessa vez.

Agradecimentos:

É praticamente impossível conseguir demonstrar todo meu agradecimento aos amigos que me ajudaram, na verdade são muito mais que amigos são como irmãos.
Esses irmãos saíram de suas casas em dia de jogo do Brasil não para montar uma armação e sim para apoiar um amigo que estava precisando, se eu agradecer durante 100 anos toda ajuda que tive ainda seria pouco diante da minha gratidão.
Agradecimentos Especiais a minha família que me apoiou o tempo todo, as Turmas Pontal, Engenharte e Vôo livre, Korais, Estrela Do Ar, ao grande amigo que conseguiu o local da soltura e a todas as turmas e amigos que ajudaram para que esta soltura tenha sido perfeita.