Clique Aqui para conferir outros depoimentos



 

TRUFF DE 27 METROS.
Turma Loucos - RJ

Ficha Técnica:

Nome da Turma: Turma Loucos – RJ.
Modelo do Balão: Truff (Caveirão da Estágio - SP).
Tamanho: 27 metros.
Quantidade de Gomos: 88 gomos.
Largura Máxima: 70 centímetros.
Bainha de Fechamento: 1 centímetro.
Papel Utilizado: Seda.
Cintamento: 20 em 20 centímetros em todo o balão sendo durex e fio dental.
Respiros: Furador de escritório sendo 40 por gomo.
Fechamento: Fio dental médio com 1 fio por gomo.
Cola: 3 quilos - Cola Cascorez.
Diâmetro de Boca: 2,72 metros.
Tamanho da Bandeira: 40 x 55 metros.
Tamanho dos Tacos: 16 centímetros.
Bainha da Bandeira: 1 centímetro.
Antena: Feita de flechas com 1,20 metros de largura em 7 paralelas.
Cabresto de Antena: Fitilho normal com 100 metros.
Bucha: 30 kg. 3 rolos com 10Kg cada medindo 70cm por 18cm. Algodão e Parafina.
Projeto do Balão: Leandro e Rafael.
Projeto da Bandeira: Leandro e Rafael.
Risco do Balão: Leandro e Rafael.
Tempo de Confecção: + ou – 1 ano devido serem apenas 2 fazendo.
Data da Soltura: 03/08/2013.          

Inicio de tudo:

A ideia inicial surgiu vendo alguns DVDs e conversando com meu irmão sobre um balão que agente considera um dos melhores de todos os tempos que é o modelado de 34 da Vagalume -SP, que infelizmente queimou na sua soltura. Aquele balão é simples e espetacular!
Queríamos fazer alguma coisa daquele jeito, com preto e branco, pouco trabalho e que desse um belo destaque. O tempo que temos pra fazer nossos balões é pouco, então precisa ser algo bem simples e rápido.

Confecção:

O balão foi feito de seda e eu ainda morava em um apartamento pequeno quando foram feitos os cones. O balão tinha um total de 8 cones medindo 3,40 metros cada um. A ideia inicial era montar a nossa bancada que tem 7m e fechar ele em 4 cones, mas acabamos fazendo em 8 cones mesmo devido a logística ser melhor.

Soltura:

A soltura foi meio desgastante e tensa, pois desde as primeiras horas da manhã corria uma brisa dentro do campo, que não parou nem com o sair do sol. O balão rasgou o papel próximo ao aro devido ao vento e aconteceram algumas coisas que nos surpreenderam como o fraco poder da bucha. Essa bucha foi uma incógnita, pois eram apenas 3 rolos e bastante leve, e achávamos todo o tempo que o balão sairia com tudo, devido o pouco peso da bucha e 6 pontos de fogo.

O pensamento era que o fato de ser um truff com grande bojo, feito de seda, bandeira pequena para os padrões dele, bucha leve e de rápida combustão de parafina, etc, essa combinação fosse fazer com que o balão sairia rápido e arrancando tudo, mas o que aconteceu foi o contrário. Apesar de acender todas as pontas da bucha, ele saiu lento, quase como um balão pequeno e com controle total.

O fato triste foi que combinando a forte brisa que corria rasteira no campo e o pouco arranque do balão impossibilitou a bandeira de sair reta, e foi arrastando no meio dos galhos ocasionando alguns pequenos rasgos. Mas para nós não tirou o brilho do balão.

Emoção:

É difícil descrever a emoção, pra nós foi completa.
Como disse anteriormente pra fazer balão com pouco tempo e em duas pessoas é só pelo amor mesmo, e dessa forma a emoção fica ainda mais aflorada!

Resgate:

O balão foi bem longe, e alto, parecendo um satélite. Muita gente de resgate foi até depois de Macaé e o balão entrou por mar à dentro. Isso já era Umas 14h. A rapaziada da Cometa foi também até São Francisco de Itabapoana que é divisa com Espírito Santo e disse que entrou mar a dentro longe e alto. Deve estar no alto até agora.

Concorrem em alguma premiação:

É difícil concorrermos porque fazemos projetos pra algumas pessoas, e dentro do nosso estado tem pelo menos 5 projetos nossos pra subir nessa categoria, que seria gigantismo (acima de 25m), e não teria como concorrer contra um projeto nosso. Mas se não subir nenhum projeto nosso, já estamos concorrendo.

Mas agente apoia a Boca de Ouro do Rio com Todo Louvor. A Boca de Ouro do Rio de Janeiro que está nas mãos do Leandro TM2 e do Playboy RDA não poderia estar em melhores mãos e colocamos nossa mão no fogo pela integridade e legalidade dos resultados. Conhecemos os organizadores de perto e apoiamos a Boca de Ouro do Rio e sua comissão julgadora.

Agradecimentos:

Apesar de sermos apenas 2 na confecção, temos muitos e muitos amigos que correm conosco.
O melhor de Todos é ele, ele mesmo... Jesus Cristo. O Grande Homenageado no nosso balão e grande amigo nosso para todas as horas. Apesar de falarem que balão religioso nunca dá certo, e esse foi mais um que não saiu 100% como desejávamos, Jesus Cristo é o Maior ser Humano que viveu nesse mundo e Vive até hoje, e sempre será homenageado de todas as formas e manifestações, pois entregou sua vida por Amor a nós, e tudo que fizermos para agradecer, ainda assim será pouco. Ele sempre será o Rei dos Reis, o Leão de Judá.
Depois vem os nossos amigos do dia a dia que correm lado a lado conosco sempre: Os amigos da Cidade Alerta (Maurício e Leno), osamigos da LMP (Alan, Antônio e companhia), O amigo Marcelo KO de Petrópolis, o Pessoal todo da Cometa, Grama e Aviso. O amigo Cláudio Visual que tirou as fotos, às nossas esposas que entendem a agitação de um balão, ao amigo Diego gordinho pela grande ajuda no dia da soltura o pessoal da Realce e principalmente nossos irmãos Velasco e Adriano que sempre agitam um bom lugar pra soltarmos nossos balões com descrição e segurança.
Obrigado a todos que compareceram na soltura do balão e ajudaram para que tudo desse certo.