Clique Aqui para conferir outros depoimentos



 

PIÃO CARRAPETA DE 24 METROS

Turma da Gota - RJ.

 

Ficha Técnica:

Nome da Turma: Turma da Gota - RJ.
Tema: Pião Geométrico em comemoração aos 24 anos da turma.
Modelo do Balão: Pião Carrapeta.
Molde: Vagalume.
Tamanho: 24 metros.
Quantidade de Gomos: 60.
Bainha de Fechamento: 1 centímetro.
Papel Utilizado: Seda.
Cintamento: 280 cintas durex e fio dental fino.
Respiros: 12 furos por gomo.
Fechamento: 1 fio dental por gomo.
Diâmetro de Boca: 1,80 metros
Tamanho da Bandeira: 35x45 metros.
Tamanho dos Tacos: 10 cm.
Bainha da Bandeira: 1 cm.
Antena: Triangulo e feita com tubos de pvc.
Cabresto de Boca: Corda nylon 4mm.
Cabresto de Antena: Fitilho.
Adereço: Bola grafitada por Dudu da T. Alegria - SG.
Bucha: 30 kg – Algodão, bucha de cima só parafina, debaixo com parafina e sebo.
Projeto do Balão: Hilton T Império - SP.
Projeto da Bandeira: Davi – T Estrela - SG.
Tempo de Confecção: 1 ano e meio.
Data da Soltura: 03/08/2014.
 

O início de tudo:

A bandeira foi iniciada na T Oz, trazida pra Gota junto com alguns integrantes e finalizada. Logo após a bandeira ficar pronta, corremos atrás do projeto do balão, que demorou um pouco, até que nosso amigo Ricardo da Bruxa - SP nos presenteou com esse lindo projeto cedido pelo Hilton da Império do Sol - SP, gostamos de cara do projeto e assim caímos dentro.

Soltura:

Foi uma semana tensa, pois já tínhamos o campo gentilmente cedido pelos amigos Juninho e Renato da turma Gênios de Santo Aleixo, estava tudo certo, a previsão era das melhores, todos animados, mas aí na quarta feira fomos avisados que teria uma grande festa próxima ao local da soltura. Ficamos com medo de arriscar e cancelamos o balão. No dia seguinte fizemos contato com os amigos Gebara e Carlinhos da HD, que conseguiram um novo local. Mas somente na sexta feira, através de reunião na turma, confirmamos o balão. A partir daí foi só Passamos o sábado montando a antena, e foi um dia muito cansativo, mas também agradável, com a presença de todos da turma e dos amigos Russo e Magrelo da Bruxa-SP e Xexéu da Sonho Proibido-SG e seu filho que deram uma moral no churrasco.

Emoção:

O dia amanheceu com bastante cerração, o que nos deixou um pouco preocupados, pois não queríamos soltar com o tempo fechado, mas logo foi limpando e iniciamos os trabalhos. Mas enquanto o balão estava sendo cheio, o nosso recém maçarico, começou a negar fogo e isso nos deixou bastante tensos, pois o maçarico não estava conseguindo encher o balão por completo, eis que os amigos da HD, saíram rapidamente de moto e com 10 minutos trouxeram outro maçarico, foram 10 minutos angustiantes, pois o balão estava murchando e todos segurando por baixo pra não deixar o balão bater na grama molhada e com isso amassando o papel. Com a chegada do maçarico da HD, rapidamente enchemos o balão. O balão estava lindo, bem confeccionado e dando um belíssimo visual, para nossa alegria e sensação de dever cumprido. Eis que chega uma notícia dizendo que estava a caminho um helicóptero, pronto, todo mundo tenso de novo. Fizemos uma pequena reunião na boca do balão e decidimos arriscar. Acendemos a bucha rapidamente e já fomos liberando, demorou um pouco para a bucha inflamar e esticar as puxadas, mas como não tinha vento, tudo ficou um pouco mais fácil. Fizemos uma soltura perfeita, digo com certeza que foi a nossa melhor soltura até hoje. E logo após a bandeira sair por completa, nos abraçamos, pulando e cantando nosso hino “ Hu, hu, a Gooooootaaa...hu, hu, a Gooooootaaaaa. Enquanto isso Miquimba bastante emocionado lembrando do seu pai que falecera durante a confecção do mesmo e sempre nos apoiava e presenciava nossas solturas.

Resgate:

Após ficar aproximadamente 2 horas e meia no alto, caiu em Parada Modelo e foi resgatado pela T Gênios do Barulho, num belíssimo resgate.

Concorrem a alguma premiação:

Não.

Agradecimento:

Um agradecimento em Especial aos amigos:Turma Gênios de Magé, Turma HD, Dudu da Alegria-SG, Xexéu e Lelé da Sonho Proibido-SG, também ao Adiel, Ricardo Bruxa-SP e Hilton-SP que infelizmente não puderam comparecer)Agradecemos também aos amigos que estão sempre nos ajudando ou fazendo aquela corrente positiva.Wilber – Fabinho – Cid - Russo e Magrelo da Bruxa-SP – Marcelinho da Ponte-SG – Ramon – Igor – Cláudio Visual – José Manoel – T Arte Vida-SG – T Rabisco-SG – T Cantinho-SG - Sérgio - Diante da mudança de campo de última hora, tivemos uma correria que só nós sabemos, então acabamos esquecendo de avisar a alguns amigos, pedimos sinceras desculpas.