Clique Aqui para conferir outros depoimentos




 

Pião de 45 metros
Gelo - SP
.

FICHA TÉCNICA: 

Nome da Turma: Turma do Gelo.
Modelo do Balão: Pião.
Molde: Molde cedido pelo André Billik's.
Tamanho: 45 metros.
Quantidade de Gomos: 120.
Largura Máxima: 65 cm.
Bainha de Fechamento:  1,5cm.
Papel Utilizado: Seda.
Cintamento: Distância máxima de uma cinta para outra era de 12 cm, distância mínima 5 cm, foi utilizado durex de 2 e 2,5 cm e fio dental 1 mm, quantidade de cintas 487.
Respiros: Eram 9 camadas com 1 respiro, e 6 camadas com 2 respiros de 20 mm, total de respiros 2.520.
Fechamento: Cone de boca foi usado 3 fios por gomo, cone do birote 1 por gomo, e os demais cones foram usados 2 fios por gomo, todos de 1 mm.
Cola: Foram usados no balão e bandeira mais ou menos 20 quilos de cola.
Diâmetro de Boca: 3,10 mts.
Tamanho da Bandeira: 60 x 80 mts.

Tamanho dos Tacos: Tacos de 16 cm.

Bainha da Bandeira: 1 cm.
Antena: Foi usado fitas adesiva amarela e vermelha, bambus, 1.500 pau flechas, 4 quilos de arame, 400 borrachas de 20 cm e 6.400 lacres. Antena triangular com 60 mts de comprimento e 1,20 mts de largura.
Cabresto de Boca:  Corda de 8 mm, medindo 8 mts.
Cabresto de Antena: 120 mts, foi usado fitilho (tradicional).
Bucha: Bucha principal 52 quilos, bucha de saída 8 quilos, algodão e parafina pura.
Projeto do Balão: Mestre Dudu Raios de Sol.
Projeto da Bandeira: Mestre Dudu Raios de Sol.
Tempo de Confecção: 4 anos desde o primeiro taco colado, até o dia da soltura.
Data da Soltura: 09/05/2014. 

INÍCIO DE TUDO:

Fomos ao Dudu Raios de sol, sem um tema em mente, e com a vontade de um 38 mts, chegou lá ideia vai, ideia vem aumentamos para 40 mts, mais como o pai do Kedão (mestre Carlão) já tinha feito um no passado (Pião de 40 mts Gelo e Sitio, Fogueteiro Diurno, solto no Marmelo) resolvemos aumentar para um 45 mts, pedimos um tema para o Dudu, foram citados diversos temas, mas o que mais gostamos pela quantidade de desenhos e cores foi esse, foi escolhido então o tema "Deuses da Índia", pedimos então para o Dudu caprichar, e fazer com 10 tacos por gomo, ele disse que agente estava louco, mais rapidamente se empolgou e fez o melhor possível. 

CONFECÇÃO:

Mais ou menos no mês de março de 2010 demos inicio a bandeira, levamos 4 meses pra taquear ela, guardamos as placas e demos inicio a uma Bagdá de 20 mts, voltamos a mexer no projeto em dezembro, dando inicio ao balão, começamos a fazer as plaquinhas, paramos algumas vezes para mexer em outros balões, careca de 18 mts, careca de 15 mts e outros balões de pequeno porte para não desanimarmos, depois de todas as placas feitas começamos a fechar, a gente fechava o cone, cintava e já tirava da sede, levamos 8 meses pra fechar, cintar e unir. Terminamos o balão em março de 2013, pegamos a bandeira, e fechamos ela em dois meses mais ou menos, e ficamos esse "ultimo" ano nos finalmente, antena, boca, bucha, cabrestos e outras coisas. 

SOLTURA:

Todos contavam que o balão subia domingo (dia 11/05), e todo mundo estava sabendo, isso nos assustou, decidimos soltar no sábado, mais na quarta feira a tarde (07/05) eu (Junior) e o Kedão estávamos conversando e ele disse que o Dudu tinha falado que sábado o tempo não estaria bom, mais sexta estaria, comentamos que se a gente soltasse sexta, talvez esconderia um pouco o balão (infelizmente isso é necessário nos tempos de hoje, gostaria que todos fossem prestigiar nosso balão, mais infelizmente isso não é possível nos tempos de hoje) e foi isso, comentamos com nosso amigo Diego da Paixão Mundial, e ele tinha o contato do caminhão, ligamos para o cara, fechamos o valor e marcamos de sair as 8 da manhã da quinta feira. Chegamos no campo em 9 pessoas para montar a antena, por volta das 11 hrs da manhã, por volta da 3 da tarde o Dudu chegou no campo, mais ou menos as 18 hrs a antena estava montada e cabresto estava puxado. Nossa madrugada foi o mais difícil, atrasou o carro que buscaria o balão, saímos da sede por volta das 00:30, por causa de comando policial mudamos o caminho para o campo, nos perdemos e tomamos dois enquadro da policia, sorte que os carros escolhidos não tinham nada do balão, e seguimos até o campo. 

EMOÇÃO:

Até agora a gente não acredita no que fizemos, foi uma emoção que não sei explicar, ver o fruto do seu trabalho ali, em pé, não tem preço, todo o dinheiro gasto, brigas, desentendimentos, cada gota de suor, cada noite sem dormir, tudo isso valeu apena no final, ver o balão em pé, perfeito, aqueles desenhos, cores, aqueles tacos que olhamos até enjoar formando aqueles desenhos magníficos, não tem preço, os 12, 13 minutos que ele ficou do momento em que soltamos a boca, até a ultima faixa de bandeira sair do chão foi indescritível. Ver o pai do Kedão, o Carlão, chorando emocionado, foi um momento magico, que emocionou todos da turma. 

RESGATE: 

O balão caiu em Cordeiro RJ, por volta das 14 hrs, bateu no pasto, e foi arrastando 3 moradores do sitio, o balão foi arrastando no pasto até enroscar a bandeira nas arvores, ao enroscar o balão virou de lado e foi descendo, bateu dentro de um lago e veio a desmanchar na hora que o Navi (Unidos de Belford Roxo) chegou. Fonte Alex Feroni

CONCORREM EM ALGUMA PREMIAÇÃO: 

 

AGRADECIMENTOS:

Quero agradecer primeiramente a Deus, a família do Kedão, que nos aguentou e nos aguentam até hoje, agradecer ao Dudu Raios de Sol que fez o projeto e que nos ajudou do começo ao fim e que foi fundamental na véspera e dia da soltura, ao Maurilio Vic Pipas, Pessoal da Foca, Arte e Capricho, Tafarel PQA, Nene Alados do Céu, ao Gão Imagem, Paixão Mundial, enfim, agradecer a todos que nos ajudaram e que sempre torceram pra que esse projeto desse certo, ao pessoal do Rio, Digão legendários, Wallace, André Primos, Ricardo Oxy que veio de Curitiba durante a noite. Muito obrigado a todos, e desculpa se algum nome não foi citado, e agora é ir para o próximo projeto.. É Gelo na puliiii.