Clique Aqui para conferir outros depoimentos



 

PIÃO CARRAPETA DE 30 METROS
FAVELÃO - RJ

Ficha Técnica:

Nome da Turma: Turma do Favelão - RJ
Modelo do Balão: Pião Carrapeta
Molde: Vagalume
Tamanho: 30 mts
Quantidade de Gomos: 80 gomos
Balão feito em 5 cones de 6mts
Largura Máxima: 68cm
Bainha de Fechamento: 01cm
Papel Utilizado: Todo na seda, vazado
Cintamento: 190 cintas de boca a bico, sendo distanciadas conforme os cones do balão, tendo cintas de 03 em 03cm e outras de 05 em 05cm, totalizando +ou- 150 rolos de 50mts.
Respiros: Nenhum no balão, apenas uma parte do BICO aberto, vazado.
Fechamento: 01 fio dental por gomo. Sendo o cone da boca de 6 mts com fio dobrado.
Cola: 08 litros (balão + bandeira)
Diâmetro de Boca: 2,31 mts
Tamanho da Bandeira: 45mx58m
Tamanho dos Tacos: 10cm
Bainha da Bandeira: 0,5cm
Antena: 46mts, sendo feita 60% de caniço e 40% flexa e 1,80mts de largura.
Cabresto de Boca: 08mts de fita de cetim, 03cm
Cabresto de Antena: 80mts
Adereço: Pandeiro de 1,20mts no tema do balão e triângulo para cabrestagem da bandeira
Bucha: 40kg sebo, sendo 03kg de algodão industrial e 02kg de algodão hidrófilo
Projeto do Balão: Gêmeos RJ, com algumas alterações pela própria turma
Projeto da Bandeira: Projeto inicial Jorge Murcha, depois com algumas alterações feito pelo Alexandre Virtual,
Tempo de Confecção: Balão e bandeira 08meses
Risco do Balão: Tudo feito pela própria turma ,
Data da Soltura: 21/02/2015.          

Inicio de tudo:

Tudo começou com a ideia de fazer um balão de maior porte e que fosse de comum acordo entre todos da turma, daí começou a escolha do tema, que por sinal ninguém conseguiu chegar a um denominador comum, quando o integrante da turma TRAIELOW comprou um quadro que por sinal SHOW ,logo surgiu ali o desenho da bandeira. Foi feito um primeiro projeto de bandeira com um dos pioneiros em projetos a canetinha JORGE MURCHA, depois de um tempo resolvemos mudar algumas coisas e logo entregamos a imagem original ao ALEXANDRE VIRTU@L que fez logo o projeto da bandeira para nós.
Tendo já o tema da bandeira, começamos a idealizar o projeto do balão, passando as medidas e quantidade de gomos para os GÊMEOS, logo logo chegou o projeto, dai foi só dar inicio a confecção do junino.

Confecção:

Demos inicio primeiramente na bandeira, dividida em 05 cones, começamos o primeiro cone todos da turma, logo quase acabando o 1º cone tivemos alguns imprevistos e ficamos sem bancada e tivemos que parar a bandeira.
Mas depois de alguns contratempos logo voltamos a confecção, só que em paralelo, a bandeira sendo cortada em uma bancada e o balão sendo feito em outra, a todo vapor. Só não contava com o famoso horário de verão, onde era quase impossível trabalhar na confecção do junino, mas como no Favelão não tinha nem ventilador, fizemos uma mobilização pelo ventilador e arrumamos um local próprio para ele, que o famoso GATILHEIRO conseguiu, ficou quase que um ar-condicionado. Daí foi só finalizar a união dos cones e as cintas do junino.

Soltura:

Na soltura ficamos com alguns problemas de locais, mas logo foi arrumado com os amigos e decidimos então conhecer o campo.
Local decidido ai foi só organizar o transporte e montar antena um dia antes no campo, contamos com a ajuda de amigos, não vou citar nomes pra não ser injusto ou esquecer de alguém, mas todos ajudaram como puderam, sem palavras, ai foi só esperar a madrugada e o clarear do dia.

Emoção:

Inexplicável, emoção única, em ver que aqueles recortes de papel ganharam forma, montaram os desenhos, que os dias e meses dedicados no projeto desse junino deu o resultado esperado, só quem esta no dia a dia sabe a emoção que é de ver o junino ganhando o céu...

Resgate:

Após a correria da soltura, um dos amigos que nos deu a maior moral nessa soltura, nosso grande amigo da (Turma Unida de B.R) pediu gentilmente a nossa turma para colocar o GPS no aro do pião, na mesma hora aceitamos até mesmo por futuramente se ter noticia do resgate do junino. Pelo que ficamos sabendo desceu em São José do Barreiro-SP por volta de 13:00 hs ficando com o pessoal da H.D que conseguiu subir o morro que por sinal fizeram uma escalada,mas devido ao forte vento rasgou tanto que foi impossível trazer o mesmo, apenas recuperaram bico, boca, corda, pandeiro, mosquetões, rapaziada também show, humildade pura.

Concorrem em alguma premiação:

Não especificado.

Agradecimentos:

Primeiramente agradecer a Deus, por nos ajudar a realizar esse sonho, a todos nós integrantes do FAVELÃO devemos nos agradecer uns aos outros, pois cada um contribuiu da sua forma, sendo possível realizar esse projetos, aos familiares e principalmente as esposas e filhos pela compreensão das horas de dedicação na bancada, aos amigos que de uma forma ou de outra nos ajudaram como nosso amigo pescador que fez a boca pra gente, a todos da Turma Unida B.F pela recepção e por nos ajudar sempre no que precisamos, aos amigos da Turma Alfa pelo pedestal / suporte da aranha, ao amigo Balofotos, C. Visual, R. Favelão, G. Pantera, A. Feitiço por nos presentear com belas fotos, aos que torcem pela gente e a todos que admiram nossos trabalhos, peço desculpas se esqueci de alguns amigos, mesmo na soltura pois foi uma semana corrida, voltando de carnaval, uma correria pra arrumar transporte, o tempo curto e certo, montagem da antena, tanto que não conseguimos avisar todos os amigos,espero que entendam aos que não puderam estar presente mas que torceram para que tudo desse certo, desde já fica aqui o nosso agradecimento de todos Turma do Favelão – RJ.