Clique Aqui para conferir outros depoimentos



 

MODELADO DE 20 METROS.
Os Fagulhas e & Feitiço.

Ficha Técnica: 

Nome da Turma: Os Fagulhas & Feitiço.
Modelo do Balão: Modelado.
Molde: Emenda (Reestilizado)
Tamanho: 20mts.
Quantidade de Gomos: 60.
Largura Máxima: 69,8 centímetros.
Bainha de Fechamento: 1 centímetro.
Papel Utilizado: Seda 25 gramas forrado na seda colorida.
Cintamento: +ou- 120 cinta com fio dental e durex fino.
Respiros: 20 furos por gomo. 
Fechamento: Fio dental e cola. 
Cola: +-3kg.
Diâmetro de Boca:
 2 metros.
Tamanho da Bandeira: 36 x 50 metros + faixa de 3,5 x 36 metros.
Antena: Triangular,toda no caniço.
Cabresto de Boca: Rede com 6 metros.
Cabresto de Antena: 80m.
Adereço: Boneco do Einstein com 1,40MT de altura.
Bucha: 66 kg (Vela e Algodão).
Projeto do Balão: Gemeos RJ.
Projeto da bandeira: Gemeos RJ.
Tempo de Confecção: 1 ano.
Risco do Balão: Eu mesmo(Tiago).

Inicio de Tudo 

Um belo dia entrei no site pintando o céu e foi exatamente no momento em que o Rafael(gêmeos) colocou o projeto no site, na mesma hora fiquei doido com o belo desenho e liguei pro Allan pra ele ver o que ele achava do projeto, ele também gostou. A partir daí liguei pro Rafael e pedi pra tirar o projeto do site, pois iríamos fazer o balão. Mas teve um cara em SP que viu o projeto nesses 15 minutos, esse cara chegou a me ligar querendo comprar o projeto pelo dobro do valor que paguei (ele não sabe quanto eu paguei... risos), e com muita educação, falei que iríamos fazer o balão e que o balão iria subir do Rio.

Confecção 

Com o desenho já em mãos, compramos o papel branco, cortei o balão e fechamos os 2 cones. Na semana seguinte fiquei de férias ai foi só cai dentro do risco, risquei o balão todo em 1 mês, era o dia inteiro riscando. Com o balão todo riscado, cintamos o bicho legal e guardamos, pois estávamos com muitos projetos na frente (20, 26, 45, 10), após terminar todos os projetos foi dedicação especial ate finalizar o cone da boca, paramos para fazer um 14 sem fogo (só para soltar um balãozinho, sabe como é...risos) e voltamos pra pegar no cone do bico. A confecção foi muito legal no dia-a-dia, enquanto eu passava os riscos para o papel fino o Allan ia cortando as peças no estilete e depois partíamos juntos para a forração, desta forma o balão ia ganhando as cores e formando os desenhos. Ficamos em média 4 meses em cada cone, uma média boa pra apenas 2 pessoas forrando o balão acredito eu. Em Agosto o balão estava pronto, ai era só cair dentro da bandeira que já estava sendo feita as placas enquanto nós forrávamos o balão, e desta forma foi feito, faixa por faixa, cone por cone sendo que no intervalo de um cone para o outro concluímos a faixa com o nome da turma.

Soltura 

A soltura foi show de bola, depois de 1 mês com tudo pronto, o tempo não ficava bom por nada, até que no último final de semana tudo mudou, os sites já sinalizavam um lindo dia ensolarado, e de fato foi o dia perfeito. Já estávamos convencidos em soltar só em 2014, mas não podíamos desperdiçar esse convite da natureza e não perdemos tempo. Ao confirmar a previsão liguei pro pessoal da turma já marcando um horário pra sairmos da sede, 1h da manhã já estávamos no campo montando a antena e foi ralação direto de todos que estavam no campo até a hora de encher o balão. Ralamos bem(risos)... (agradecimento especial para o Claudio Visual que deu a maior força). Estava doido pra ver aquele balão cheio, de ver nossa obra de arte completa, tanto tempo de dedicação pronto para ganhar o céu.  

Emoção 

A impossível descrever a emoção com palavras, pois é muito grande, ver o sonho se tornar realidade. Um ano de dedicação não é mole não, é muito trabalho, muito detalhe a ser pensado para ocorrer tudo bem na soltura. Balão é feito de detalhes, qualquer detalhe esquecido pode por tudo a perder e por isso procuramos sempre aprender com cada soltura a fim de melhorarmos cada vez mais.   

Resgate

Depois de ficar 2:30h no alto o balão desceu na água, sendo resgatado de lancha. Pelo que sabemos teve sorteio e o balão está com Rato e Cia.

Concorrem em alguma Premiação.

Sim, o Allan inscreveu o balão para participar da Boca de ouro RJ.

Agradecimentos

Agradecer a todos da turma pelo apoio e pela amizade, aos amigos que ajudaram na soltura (não vou citar nomes porque posso esquecer-me de alguém), aos familiares e principalmente ás esposas e namoradas pela compreensão das horas de dedicação na bancada.  

Grande Abraço e que venha 2014.