Clique Aqui para conferir outros depoimentos



 

Modelado de 31 metros.
Baloucura, Engenharte e Arte Recreio - RJ.

Ficha Técnica:

Nome da Turma: Baloucura, Engenharte e Arte Recreio.
Molde: Madrugada Rio.
Modelo: Modelado.
Tamanho: 31 Mts.
Gomos: 90.
Largura do Gomo: 68 cm.
Bainha: 1,5 cm.
Papel: Hulk Palha.
Projeto do balão: Gilberto da Madrugada.
Cintamento: Começando na boca com 5 cm subindo para 10,15,20 até 25 cm no papel
Respiro: 22 furos de 3 cm de diâmetro por gomo e o bico aberto(16 cm de diâmetro no bico).
Fechamento: Linha amarela 10 Fios por gomo.
Cola: 18 kg e 3 kg de Talco sem Cheiro.
Boca: 3,08 Mts (feita pelo Claudinho de São Paulo).
Bucha: 128 kg.
Tamanho da rabiola: 70 metros.
Carga: 20 caixotes de 12x1, 4 caixote de 12x3, 75 dúzias de treme-terra, 96 bombas 3” de titânio com arranque e 100 dúzias de apito com bomba.

Início de tudo:

Eu (Bomba Baloucura) fui até o Gilberto da turma da madrugada e vi essa decoração que ele tinha acabado de fazer à mão e quando eu vi falei logo que eu queria, pois iria fazer um 18 mts de seda e a decoração era ideal, ele me deu e eu guardei porque eu estava finalizando o 24 mts fogueteiro que viria a soltar logo no mês seguinte.

Quando o 24 mts subiu, uma pessoa veio até a mim me deu os parabéns pelo balão e me perguntou, “qual é o próximo”, e eu falei que iria fazer um 18 mts de seda. Na mesma hora essa pessoa falou, “você acabou de soltar um 24 mts não pode fazer um menor, faz um maior que eu banco o balão”, eu burro acreditei na palavra do cara e cai dentro. Primeiro mês a caixinha foi gorda deu pra comprar o papel hulk, o segundo mês a seda do forro e depois ele sumiu. Eu cai dentro assim mesmo, botei na cabeça que iria fazer até o fim e fiz, virava noites e mais noites só eu e meu radio e imaginando alguma coisa para arrumar dinheiro para os fogos, vender o carro como eu fiz para soltar o 24 mts eu não podia senão essa hora eu estaria morto ou no mínimo solteiro (risos). Foi então que em uma reunião com o Gordo e o Sidinho ambos Engenharte decidimos colocar o balão noturno eu falei como era + ou - o bal6ão e, o Gordo me fala “Termina o balão que o resto nós daremos um jeito”, vocês não sabem a emoção que eu senti quando ouvi isso, as pessoas no transito não deveriam estar entendendo nada, voltei pra casa com o som do carro a toda a altura e cantando igual a uma criança que teve seu sonho realizado (risos).

Quando estava tudo no esquema a Engenharte teve um problema e teve que adiar o projeto. Tempos depois houve a união da Arte recreio com a Engenharte e em uma reunião entre as duas turmas decidirão propor para eu colocar o balão diurno, pois naquele momento era mais viável eu aceitei queria ver o balão subir, pois já havia se passado sete anos do início do projeto, nós não podíamos perder mais tempo, tudo já especificado partimos para prática levei o balão para a bancada da Arte Recreio e Engenharte para fazer alguns concertos e fazer a ultima união que faltava, pois as outras foram feitas na bancada da Vôo livre pelo amigo Adilson.

Confecção:

Primeiro eu fiz o forro todo do balão e guardei tudo numerado no canudo, depois foi só fazer o hulk, cintava e forrava.

Tempo de confecção:

De 2006 até 2009 sendo a última união feita agora em 2013.

Soltura:

Uma semana depois do carnaval de 2013 fizemos uma correria porque iríamos tentar soltar no domingo, na sexta à noite a Arte Recreio e a Engenharte carregaram o caminhão e foram dormir no dia seguinte o tempo estava horrível ai optamos por não soltar e esperar o tempo melhorar, pois era verão e o tempo ainda estava muito inserto, foram aproximadamente dois meses de angustia e insônia, mas graças há Deus o dia estava chegando, dia 25/04/2013 amanheceu lindo o dia, foi quando entramos em contato e resolvemos que era esse o final de semana no mesmo dia a Arte recreio e a Engenharte pegaram a boca e a bucha que ainda estavam guardadas comigo e partiram para montar o caminhão, pois no dia seguinte 26/04/2013 a noite já deram uma viagem levando parte do material (balão, boca bucha, cordas gaiolas, chapéu) para o campo deixando a carga e o resto do aparato para o dia seguinte, já no sábado dia 27/04/2013 às sete horas da manhã já estávamos montando o balão, foi o dia todo de ralação sem parar e a adrenalina só aumentando, quando deu seis horas da tarde estava tudo pronto e embalado era só esperar a hora chegar e a hora não chegava nunca, de 10 em 10 minutos olhávamos o relógio e nada.

Quando fomos para o local da soltura parecia mentira meu coração parecia que ia explodir. Quando deu + ou – 05h30min da manha começamos a encher o balão ai foi só alegria muita emoção depois de tanto obstáculo ver um trabalho feito com muito sacrifício dando show.

Resgate:

Não houve resgate, soube por pessoas ligadas a turma camélias que o balão foi visto em Minas Gerais já anoitecendo isolado.

Concorre a alguma premiação:

Sim Boca de Ouro categoria fogueteiro diurno.

Agradecimentos:

Primeiro a Deus, pois sem ele nada é possível, não vou citar nomes, pois são muitos e eu não quero deixar ninguém de fora por isso agradeço a todos que de alguma forma contribuíram para o sucesso desse projeto abraços a todos, agradeço também ao site planeta balão pela oportunidade.