Clique Aqui para conferir outros depoimentos



 

Pião de 20 metros.
Diamante Negro e Futuro - RJ.

FICHA TÉCNICA

Nome da Turma: DIAMANTE NEGRO E FUTURO RIO.
Modelo do Balão: Pião Carrapeta.
Molde: Próprio.
Tema: Jesus Cristo ”Eu sou o caminho, a verdade e a vida!”

Tamanho: 20 mts.
Quantidade de Gomos: 64.
Largura Máxima: 54 cm.
Bainha de Fechamento: 0,5 cm nos tacos e  1 c
Papel Utilizado: 100% Seda (vazado).
Cintamento: Durex com fio amarelo – espaço de 15 cm começando na boca, passando para 25 cm e finalizando com 15 cm.
Respiros: 8 por gomo - 512 no total
Fechamento: Fio dental médio – 1 fio por gomo.
Cola: 2 KG.
Diâmetro de Boca: 1,56 mts.
Tamanho da Bandeira: 30 X 42 (nenhum metro a mais nem a menos).
Tamanho dos Tacos: 10 cm.
Bainha da Bandeira: 0,5cm entre tacos e 1 cm na bainha de fechamento

Antena: Pau de flecha encapado na seda – 31 metros de comprimento por  70 cm de largura.
Cabresto de Boca: rede de cetim - 5 mts de comprimento.
Cabresto de Antena:  Fitilho Branco com 75 mts.
Adereço: triangulo estilizado com o sagrado coração de Jesus e pandeiro feito de isopor.
Bucha: 20 kg – manta de algodão e parafina.
Projeto do Balão: Dudu Brinquedo de Papel- RJ
Projeto da Bandeira: Dudu Brinquedo de Papel- RJ
Tempo de Confecção: 1 Ano total (6 meses balão e 4 meses bandeira)
Data da Soltura: 03/11/2013

INÍCIO DE TUDO :

A historia é até engraçada, inicialmente esse projeto seria para a Korais que tinha encomendado com o Dudu brinquedo de papel na época que estávamos confeccionando nosso pião de 15(Deuses Hindu). Depois que o pião de 15 subiu ficamos sem nada pra fazer, ai fomos na bancada da Korais e perguntamos pelo projeto. Eles falaram que o Dudu estava fazendo sem pressa já que eles não iriam fazer naquele momento, pois tinham alguns trabalhos inacabados que iriam demorar (Senhor dos Anéis), então demos a ideia de pegarmos o projeto pra fazer e eles aceitaram prontamente. Entramos em contato com o Dudu brinquedo de papel e depois de conversarmos, 1 mês depois entregou o conjunto completo.

CONFECÇÃO:

Com o projeto do balão e bandeira na mão (isso foi em abril de 2012) foi decidido que o tempo limite para o balão ficar pronto no pacote seria antes de em outubro do mesmo ano, pois nossa intenção era soltar o pião junto com o “Senhor dos Anéis” da Korais (rolou até aposta com o Dudu que sabia da nossa disposição, mas não acreditava que ficaria tudo pronto nesse tempo, devido a complexidade do projeto, mas mesmo assim sempre apoiou nosso empenho).
Com tudo pronto (balão, antena, cabresto, boca, etc.) recebemos a noticia que a bandeira não ficaria pronta a tempo para soltura que seria no final do ano de 2012, devido a problemas que não vale nem a pena relatar, mas se você faz um trato tem que cumprir, quem é sabe!
O final do ano DE 2012 foi frustrante para todos, mas como diz o ditado: “SE VOCÊ QUER BEM FEITO, FAÇA VOCÊ MESMO”, pegamos todo o material da bandeira e decidimos fazer nos mesmos. Como ninguém é de ferro e iríamos ficar muito tempo sem soltar balão, fizemos um letreiro e depois pegamos na bandeira com ajuda de alguns amigos fiéis terminamos a bandeira em um prazo menor do que a confecção do balão, depois foi só esperar a data.

SOLTURA: 

O material começou a ser transportado na semana que antecedeu a soltura deixando o restante para o final de semana.
Chegamos no campo por volta de 1:00 hs da manhã e começamos a montar a antena e cabrestagem terminando por volta das 3:00 hs, com tudo pronto foi só esperar mais um pouco para colocar a boca no bitelo e inflá-lo. 

EMOÇÃO:

Difícil descrever a emoção que sentimos, passar pelo que passamos, dar a volta por cima e ver mais um belo trabalho realizado. Belo projeto, lindo balão, tudo perfeito. Ninguém esperava que o balão desse o show que deu na sua saída.
Com vento zero, colocamos o mesmo em cima da antena, na liberação o mesmo foi saindo tranquilo e depois de mais da metade a bandeira no alto, ele parou para as fotos (literalmente sem que ninguém travasse) e foi levantando faixa por faixa deixando todos emocionados com o espetáculo proporcionado até que ele saiu por completo e ficou passeando por cima do local por alguns minutos.

Foi gratificante ver nosso trabalho realizado, mesmo com todas as adversidades demos conta do recado e mostramos do que somos capazes mesmo com as adversidades.

RESGATE: 

Deu resgate, ficou com a Camélias.

CONCORREM EM ALGUMA PREMIAÇÃO: 

Boca de Ouro – RJ. 

AGRADECIMENTOS:

Primeiramente a Deus que nos deu força para superar os problemas e tocar o projeto a frente, e depois a todos envolvidos no projeto, não vou citar nomes, mas cada um sabe a importância que teve nesse trabalho.
Korais, TM2 e RDA, turma 33, Dudu Projetos Brinquedo de Papel, Engenhart/vôo livre, Visual-RJ (tá maluco! Suas fotos são loucas), Intera Rio,
DVD 100% Arte , site 8° Maravilha do Mundo e a todos aqueles que ajudaram diretamente ou indiretamente para que esse trabalho fosse realizado.
E ATÉ O PRÓXIMO!!!!