Clique Aqui para conferir outros depoimentos



 

TRUFF DE 20 METROS.
Cuca, Libra e Nota 10 - RJ.

FICHA TÉCNICA: 

Nome das Turmas: Cuca Rio , Nota 10 , Libra
Modelo do Balão: Truffi.
Molde: Emenda (capacete do Senna).
Tamanho: 20mts.
Quantidade de Gomos: 66.
Largura Máxima: 64 cm.
Bainha de Fechamento: 1.5cm.
Papel Utilizado: Hulk verde , forrado com seda preta .
Cintamento: 12 em 12cm cone da boca  e os outros cones de 15 em 15cm até o bico.
Respiros: 38 furos de 20mm por gomo.
Fechamento: fio dental com 2 fios por gomo.
Cola: 4 litros.
Diâmetro de Boca: 2,10m feito com tubo industrial o primeiro aro e os demais em alumínio de 5/8.
Cintas: feito com o fio linha de pipa total de 140 cintas.
5 Gaiolas: 1.5m de  altura e 75cm de lado com 2.05 de diâmetro  e  com 46.4kg cada.
Guias: 18 kg de corda de sisal de ¼ total de 660m.
Fogos: fabricação  Claudio Nota 10 foguetes paraquedas, Sírio, cebola de 6”de mundial e caídas de 7”,5”,3”.
Distancia das gaiolas: (8 metros da boca  até o chapéu , 2 metros do chapéu ate a primeira gaiola  e 5m entre gaiolas).
Bucha: algodão e parafina 70kg em 20  buchas de 8 cm de diâmetro por 75cm de comprimento .
Projeto do Balão: Cuca e Nota 10. (utilizamos o desenho do modelado de 24 da cuca solto em 2011 e modificamos o desenho da boca)
Tempo de Confecção: fogos estão sendo feitos de 2010. E balão todo pronto em 3 meses.
Data da Soltura: 25/01/2014.

INÍCIO DE TUDO: 

Tudo começou quando a turma Nota 10 nos procurou pra fazer um balão fogueteiro noturno  para dividir os custos, e com a proposta de foguetes pára-quedas  para ser um diferente já que há algum tempo não se via este tipo de fogos, a idéia era fazer um balão maior, porem decidimos diminuir o tamanho e o peso! Neste tempo de preparação a turma da Libra  entrou também  para ajudar a fazer.

CONFECÇÃO: 

Turma Nota 10 iniciou os fogos desde 2010 e depois começamos a fazer o balão, os fogos ficaram pronto em Agosto/2013 e já precisávamos fazer o balão e tudo ficou pronto em 3 meses, devido a um dos integrantes da Cuca estar com viajem marcada  para fora do Brasil a trabalho e sem previsão de retorno, tudo  foi dividido em 3 turmas e 4 cones na seguinte ordem  Nota 10 fechou o cone da boca  e o terceiro cone, Turma da Libra fechou o segundo cone  e cintou, também cintou o cone que a Nota 10 fechou, Cuca fechou e cintou o cone do bico, cintou o cone da boca, forrou o balão todo e fez toda União de cone. (Nota 10 ajudou em 50% na forração do primeiro cone), as gaiolas foram projetadas pela Cuca montadas  pela Nota 10, (cuca ajudou em uns 30% no máximo, pois no tempo de montagem das gaiolas o balão estava sendo unido.  

SOLTURA: 

Fomos pro campo na sexta feira para iniciar a montagem dos quadros das gaiolas já que tudo foi feito a 100km do campo e não tinha como levar a gaiola pronta, porem a coisa era séria demais e tínhamos que nos preparar para a soltura, mas temos que nos distrair um pouco, na montagem de tudo sempre saia umas piadinhas pra rir e um churras também, depois de tudo pronto por volta das  19h de Sábado esperamos escurecer para tirar o balão do galpão  e levar para o campo. Às 21:00 levamos tudo pro campo e esperamos a hora de encher! Às 21:30 tudo pronto ai começamos a encher a criança  e depois dele cheio começou uma pequena brisa, esperamos passar para colocar a boca e acender a bucha. Depois de tudo  pronto fogo na  bucha e o balão subiu e deu o show dele.

EMOÇÃO:

Ter dado tudo certo e sair do jeito que queríamos, mas tivemos um contratempo, pois com a brisa inicial  amarramos as guias para um lado e na hora da soltura a brisa virou, o balão pegou tudo sem  refugar  levou as 5 gaiolas fácil, e falo que ele puxaria a outra gaiola se tivesse! O balão assim que saiu da mão vimos que ele tinha roletado, nossa sorte foi a queima dos fogos direta somente com 10 segundos de tempo entre gaiolas. O mesmo desceu na cidade vizinha a uns 50km de distância e ficou no ar por quase 40 mim   

RESGATE: 

Turma da Alegria  SG.

CONCORREM EM ALGUMA PREMIAÇÃO: 

Muito difícil dizer, pois ainda estamos no inicio do ano, mas ate o fim do ano veremos.

AGRADECIMENTOS: 

Turma Zoart, Turma do Barulho e aos amigos que estavam presentes na montagem! CRÍTICAS : Quero fazer uma crítica aos que não  ajudaram e foram para o campo cedo só para criticar o trabalho e se preocupar com resgate, se vamos pro campo é pra ajudar, se for só para ver, espera as fotos e a filmagem!