Clique Aqui para conferir outros depoimentos



 

Modelado de 24 metros Cuca - RJ.

Ficha Técnica 
Molde: Gustavo Cuca  
Quantidade  gomos:  72   1300 folhas de 2º via
Cones: 5
Cintamento: 160
Leque: Rafael Gêmeos
Tema: Geométrico
Boca: 2,40 mts
Bucha: 47 kg 4 Rolos feitos com algodão e parafina
Respiros: 864 / 12 POR GOMO  
gaiola :20dz de mini treme terra
Bandeira: 42X63
Antena: bambu e flexa
Faixa da bandeira  Liebert nota 10

 
Início de tudo 
Em novembro de 2002 eu (Gustavo ) na vontade  de fazer balão grande (sem experiência) cortei um Bagdá de 35.88m de seda e nesta época eu era o Cabeça Da Turma (turma do Alberto de Petrópolis) na época troquei idéia com a galera  e todos me chamaram de louco, pois ate a data o maior balão solto de seda era pião de 28m, quis fazer um maior, mas balão simples, pois eu já estava fazendo balão sozinho.  Com isso  um colega da turma Arte Eterna vazou a bandeira para mim (parte que esta o rosto de cristo) e fechei tudo, na tentativa de soltura do Bagdá em 9/10/2005 , não tive sucesso,  pois a linha que foi usada (rami 3 fios) estava podre, fazendo o balão subir sem a boca, a bandeira ficou guardada. Com isso depois de alguns anos entrei na turma da CUCA, pegando mais experiência , como tinha esta bandeira  faltava somente o balão. Como a bandeira era preta e branca  resolvemos fazer o balão preto e branco.

Confecção 
O inicio da confecção foi em outubro de 2009, balão ficando todo pronto em 6 meses, mas ainda faltava fazer a faixa (CUCA RIO 10 ANOS)  que media 17 metros de comprimento, mas parei ele e comecei a fazer outros pequenos, pois  fazer balão grande e não soltar nada  tava difícil , o tempo total de confecção do conjunto  foi aproximadamente 1 ano.

Soltura 
Devido  a problemas com datas,  pois um dos integrantes da turma foi transferido e estava pouco tempo no Rio, a data foi somente adiando ate conseguirmos armar tudo, com isso marcamos a soltura dele para o dia 17/04/11,  como o balão foi feito a 250km do local da soltura o transporte foi um pouco difícil, comecei a transportar  todo material para o Rio, sendo deixado em vários lugares, ate conseguirmos mandar tudo para o local do campo.
Como o campo era emprestado e deixaram condições  para nós, o balão foi cheio  a noite (5:30) e ele saiu da mão as 6:05,  o mesmo desceu na cidade de Resende as 11:40 am.

Emoção
Sem duvida foi uma emoção enorme, pois eram 5 guias, e todos estavam  se acabando, pois ate o Marcio (muito tempo sem soltar balão) não aguentou a pressão do bichão! As 5 guias estavam com muita  força, e todos  de alguma maneira  fizeram o possível  para segurar e fazer o balão dar aquele show! Ate agora para mim esta foi a maior emoção de todas, pois foi o maior balão que eu consegui lançar aos céus, e espero este ser somente 1 dos muitos que virão.

Resgate 
O Balão não pegou altura, o mesmo seguiu desfilando, segundo relatos o mesmo estourou  e desceu com um pouco de fogo, mas ate o momento não recebi nem vi fotos do resgate.

Concorrem Em Alguma Premiação
Não, na realidade eu ofereci um premio para o resgate (1 garrafa de wisk Black Lable) e para isso precisava  pegar a caixa que estava presa no balao, o premio ficou com nossa turma mesmo, pois 1 dos integrantes foi atrás e resgatou  a caixa.  (o bando de pé de cana)

Agradecimentos 
Agradecemos a todos da turma e as turmas que deram uma moral nos preparativos (RDA/Nota 10) e aos amigos  que de alguma forma  ajudaram, peço desculpas se esqueci de alguns amigos, mas desde já fica o agradecimento da Turma Cuca – RJ.