Clique Aqui para conferir outros depoimentos




 

Lapidado de 40 metros
Cortiço e Porão
.

FICHA TÉCNICA: 

Turma: Cortiço(SP) e Porão-(RJ).
Molde: Lapidado Fabrício Básico.
Tamanho: 40mts.
Quantidade de Gomos: 110 gomos, sendo 11 repetições a decoração.
Largura gomo: 74cm
Largura da Bainha: 1.5cm bainha
Balão montado nas cores: Azul, Vermelho e Verde hulk 32 gramas e branco (especial) 35gramas.
Cintamento: Na boca de 5cm e 10cm uns 3 metros depois de 15cm.
Respiros: 64 por gomo de 2.9mm
Fechamento: 8 fios nos 3 primeiros cones de 8 mts, e 2 cones de cima com 4 fios dental.
Cola: Aproximadamente 12 Quilos.
Diâmetro da boca: 4,15 mts.
Bucha: Aproximadamente 210Kg de parafina de borra de vela e algodão.
Carga do Balão:
12 gaiolas.
800dz de cometa duplo
110dz de vara cor mundial
110dz de bailarina com propulsor, sendo 7 bailarinas em cada um.
4 mundial na vara de 7"
12 mundial na vara de 6"
8 mundial na vara de 5"
8 mundial na vara de 4"
60 mundial de 3" na vara
68 mundial de caída 3"
6 mundial de caída 10"
127 caídas de Bailarina
800 pirocópteros.
Carga 900Kg.
Distancia total da boca até a ultima gaiola são 95mts.

INICIO DE TUDO:

Tudo teve inicio no final de 2011, queríamos fazer um outro fogueteiro noturno, mas estávamos um pouco desanimados por causa dos anteriores que tinham acontecido, já tínhamos uma amizade muito fortalecida com o pessoal da turma do Porão-RJ e comentamos essa vontade de fazer um novo fogueteiro noturno, nessa época o pessoal da Porão já estava comprando carga de fogos para um provável balão noturno também, foi ai que tivemos a ideia de juntar as duas turmas e fazer um projeto único, sendo assim o pessoal da Porão deu inicio na montagem do balão no Rio mandando para SP para as caixas em cones de 8 mts conforme combinado.

CONFECÇÃO:

Iniciamos o fechamento do balão mais ou menos em setembro de 2012, estipulamos uns 5 meses entre fechamento e Cintamento, mas não foi possível, pois o filete toma muito tempo acabando demorando uns 2 meses a mais.
Depois veio a união dos cones que demoraríamos um pouco também pois foi sem nó somente dando laço e cola e foi o primeiro que fizemos .

SOLTURA:

Não sabíamos o local de soltura somente quem estava envolvido na montagem (Ivan e Juca T.do Cortiço)sabia o local, o resto de nada sabíamos e nem fazíamos questão para não dar o que falar.
Só queríamos que no final o balão desse tudo certo como planejávamos.
Enfim no dia o Ivan fez um reunião (03-07-2014) na bancada dizendo que no dia seguinte dia 04-07-2014 iríamos soltar o balão e os amigos da Porão-RJ estavam vindo para montagem e soltura do mesmo.
Quem não estava envolvido na montagem dos fogos ficou em choque, mas tudo bem teríamos que nos organizar para que desse certo.
O pessoal iria sair cedo 5hs da manhã para montar as coisas, somente eu (Tigues )iria a tarde, pois tinha que trabalhar e logo cedo no dia 04-07-14 fiquei sabendo que tinha vazado o balão e muitas pessoas estavam em busca de saber da onde iria, inclusive o Sr. Masterson ou melhor Tico(risos) e o Sr. Pinduka que ate postou no seu facebook confirmando o balão, que nada fez nele, e por sinal nada fez pelo balão em si.
Mas um fato inusitado foi de um “simpatizante da t. do Cortiço“, pois ele nunca foi e nunca será de uma turma de balão, Sr. Erick que espalhou o balão e disse que eu iria passar pela cidade onde ia subir o mesmo e me seguissem (risos) piada né.

EMOÇÃO:

RESGATE:

CONCORREM EM ALGUMA PREMIAÇÃO:


AGRADECIMENTOS:

Conforme o relato do meu amigo e irmão Ivan abaixo:
Agradecemos todos ao envolvidos por um sonho realizado, este sonho que quase foi interrompido por invejosos que devem ser excluídos do meio do balão. Por este motivo que estarei citando o balão irá acabar, como já aconteceu este ano que pegaram algumas turmas por causa do facebook e divulgação antecipada do local da soltura, fofocas e etc... O Sr. Pinduka colocou em seu facebook abertamente de onde o balão iria que de certa forma foi avisado por algum traíra que deveria saber, fato é que acabaram descobrindo a cidade que o balão iria subir, por sua vez o Sr. Erick que hoje faz parte da Fênix, uma turma que não temos nada contra, e sim somente a este integrante que obviamente não irá permanecer muito tempo lá, pois já passou por inúmeras turmas e quando a máscara caiu foi espirrado e assim será também nesta turma de sucesso que não merecem ter esse integrante, ele também comentou para todos que o telefonavam de onde o balão iria, pedia para procurarem o dono da padaria que o balão iria do sitio dele, fato que acabou chegando na boca do dono do sitio que estava em sua residência em São Paulo e gentilmente nos alugou o local. Reforço que infelizmente por termos pessoas como essas em nosso meio, mais cedo ou mais tarde soltar balão ficará cada vez mais difícil, temos que ter a consciência mesmo não concordando que o balão é proibido e divulgação facilita a busca. Mas felizmente deu tudo certo na soltura e no resgate, proporcionando aqueles que lá estavam uma emoção única que o fogueteiro nos dá. Obrigado a todos os baloeiros de verdade!

Na verdade queria agradecer a todos envolvidos e dizer que fico feliz por quem participou desse projeto, mas pessoalmente eu Tigues passei o dia mais nervoso da minha vida com esse balão por causa de pessoas que nada somam no mundo do balão.
Um grande abraço as amigos da Porão-RJ , Julio, Bigola e quem participou parabéns a vocês todos pelo sonho realizado.

*obs os opiniões e pessoas citadas são de responsabilidade das turmas entrevistadas, e não refletem a opinião do site que sempre permanece neutro a essas discussões.