Clique Aqui para conferir outros depoimentos



 

Pião de 18 metros.
Turma do Bozo - SP.

Ficha técnica: 

Nome da Turma: Turma do Bozo – Guarulhos.
Modelo do Balão: Pião.
Molde: Spinne.
Tamanho: 18 mts.
Quantidade de Gomos: 48 gomos.
Largura Máxima: 65cm.
Bainha de Fechamento: 1,5 cm.
Papel Utilizado: SEDA .
Cintamento: 138 total , sendo 10 e 15 cm distancia , utilizado durex invisível em todo o fechamento.
Respiros: 384 total , 8 por gomo.
Fechamento: Fechamento com fio dent.al médio descendo 1 fio por gomo.
Cola: 3 litros.
Diâmetro de Boca: 1,30 mts.
Tamanho da Bandeira: 18 x 32 mts.
Tamanho dos Tacos: 9,6 cm.
Bainha da Bandeira: 1 cm.
Antena: feita de pau flechas 18 mts por 70 cm largura .
Cabresto de Boca: fita cetim rosa fluorescente com 3,50 mts.
Cabresto de Antena: Fitilho  com 40 mts.
Adereço: Triângulo e Chuveirinho.
Bucha: 10 kg.
Projeto do Balão: Thiago.
Projeto da Bandeira: Edu.
Risco do Balão: Dinda.
Tempo de Confecção: 7 meses - Obs: feito por apenas 2 pessoas.

Data da Soltura: 14/07/2013. 

Início de tudo:  

O inicio desse projeto veio após a soltura de um pião de 15 mts no ano de 2012 em homenagem para mesma pessoa , que tinha demorado 4 anos para ficar pronta a bandeira, ai eu Vinicius decidi fazer um outro balão com uma foto mais recente, foi então que procurei o Edu para fazer o projeto. De inicio o balão seria outro pião de 15mts. taqueado e geométrico , a parte do taqueado seria 4 rostos diferente na batata, o Edu fez o projeto da bandeira e um pedaço do balão, ai fui atrás de um outro projetista para criar o desenho geométrico no bico e boca, após aproximadamente 1 ano de enrolação desse camarada me enrolando, decidi procurar por outro projetista o Thiago que me deu uma super atenção, ate então a minha idéia de fazer um 15 mts. já tinha mudado para um 18 mts. e em apenas alguns dias fez um lindo leque, a primeira impressão foi de espanto porque nunca tinha feito um balão riscado e vendo aquele leque todo desenhado seria uma tarefa difícil para nós. 

Confecção: 

Não sei exatamente o dia que começamos, mas começamos pela bandeira, afinal bandeira é muito chato fazer, após terminarmos todas as placas da bandeira, nossos amigos Celso e Everson da turma TVC decidiram fazer os rolinhos para nós, na sequência fechamos e cintamos a bandeira, pegando os gomos riscados com o Amigo Dinda, decidimos cair de cabeça nesse projeto afinal era um grande desafio para nós fazer um balão riscado e vazado na seda.  

Soltura: 

Primeira tentativa de soltura foi no final de maio dia 26/05, chegamos no campo 20hr, após uma noite cansativa para montagem das coisas, o tempo amanheceu lindo no dia, mas com uma forte brisa, não nos abalamos com isso e decidimos encher o meninão, afinal a ansiedade era tanta para vê-lo cheio, após o balão estar cheio pegou uma forte brisa e decidi cancelar ele, com muito cansaço e desanimo decidimos que desmontaríamos a antena e tiraríamos a gaiola, então decidimos que o balão subiria em Agosto, após passar algumas semanas e o tempo cada vez ficando melhor, antecipamos a soltura para o dia 14/07. Cheguei ao campo 4:00hr da manhã sabendo que aquele seria o dia perfeito para subir , após algum tempo montando as coisas começamos a encher o menino e a felicidade estava estampada no rosto, pegamos um dia espetacular céu azul e nada de vento, dessa vez não tivemos problemas com o vento, afinal não tinha nada (risos), a soltura foi muito tranquila nada de gritos e desesperos, o Balão saiu na cabeça devagarzinho tirando placa por placa. 

Emoção: 

É difícil descrever a emoção, afinal você ver um trabalho feito com maior carinho para alguém que você ama não tem preço, após ver que nosso esforço estava dando certo, acontecendo da maneira que você planejou é muito gratificante, receber os parabéns dos amigos que sempre te apoiaram é muito bom.  

Resgate: 

Fiquei sabendo que o balão caiu na serra de Mogi, após ficar empinado na serra com a forte brisa rasgou-se, afinal foi melhor isso ter acontecido do que ver os índios destruir ele. 

Concorrem em alguma premiação: 

Esta concorrendo sim. 

Agradecimentos: 

Gostaria de agradecer a Deus por me mostrar que quando há esforço há resultado, agradecer aos meus familiares, minha namorada Jacque que teve e tem muita paciência comigo (risos), ao Renatinho e Tiririca por estar fazendo hoje parte da nossa turma, a todos meus amigos que de alguma forma sabem que fizeram algo para me ajudar, ao Edu e Thiago por acreditar no meu trabalho.