Clique Aqui para conferir outros depoimentos



 

Barrica de 10 metros - Turma Balão e Pipa/SP

 

Ficha Técnica:

Tema: Copa do mundo (58-62-70-94-02).
Quantidade de Gomos: 30.
Quantidade de Cones: 3.
Quantidades de Cintas: 80 de bico a boca.
Boca: 79cm feito pelo Alemão da Balão & Pipa.
Bucha: 1 quilo e meio, 12 rolinhos (algodão).
Decoração:  Leque balão e bandeira feito pelo Ruza e riscado pelo Helio da Balão & Pipa.
Balão:  seda.
Respiros: 4 por gomo.
Antena: 16,5x 25 , utilizados maços de Flechas e encapada na seda decorando com canudinhos.
Cabresto:  40 metros, duas vez e meia a antena.
Cabresto de Boca : 3 metros.
Bandeira: Taco de 10 cm realizada em 5 cones.

 

O Inicio de Tudo:

Num belo dia em casa com o RUZA “Tufão” estávamos decidindo fazer um balão com o tema do BRASIL SIL SIL, era época de copa do mundo (2010) e ficamos na decisão de tamanho, molde e leque. Depois de algumas horas de conversar chegamos num acordo de fazer uma barrica. Ha decisão pela escolha do junino pesou por ser um balão que nós nunca tínhamos feito e não deu outra, o Ruza com tudo em mente disse deixa comigo. Semana seguinte ele nos apresentou um rabisco de como ficaria o leque. Duas semanas depois nos reunimos na bancada e vimos o leque totalmente pronto. Ficamos loucos, leque maravilhoso, tema que queríamos fazer pelo simples fato de adorarmos futebol.

 

Confecção:

Ai sim veio a melhor parte, confeccionar o junino com muito amor e dedicação. Eu Xuri junto com Helio lado a lado com um sonzinho pra relaxar e um belo moca da dona Cida, tudo isso não tem preço (risos), começamos a fazer, cortar, riscar e montar os gomos do junino, nesse intermédio, estávamos com outros projetos também na bancada, como o Brasil nos decepcionou na copa, resolvemos ir fazendo aos poucos, sem pressa, chegamos a ficar um bom tempo sem mexer nela, devagarinho ela foi saindo, e o restante da galera comendo a bandeira e fazendo outras coisas pra agilizar os trabalhos a serem realizados. Toda quinta-feira após o trabalho em torno das 23h00 é dia de pizza com a galera para colocar o papo em dia e ver como a produção está indo.

Soltura:

Fomos para um 1º campo no dia 04/08, com tudo pronto e empacotado, mas o vento nos atrapalhou e cancelamos. Aguardamos mais uma semana, sem pressa e no dia 10/08 (sexta–feira), levamos o junino para um novo campo e retornamos na manha 11/08 (sábado) para a soltura, montamos a antena colocamos a boca e por fim aguardávamos a serração baixar, pois ali naquela região tem muita serração, mas sabíamos que era o dia, era só esperar.

Por volta das 7:00hs começamos a preparar tudo, antena, boca, cabresto. Começamos a inflar a criança e a serração foi indo embora o sol apareceu, sem palavras para tamanha emoção de todos, a linda barrica de pé, tudo pronto guias na mão e ela foi saindo lentamente com um pouco de emoção, pois tem algumas árvores no loca,l mas deu tudo certo, as 8:00hs tirou sua linda placa e foi embora espetando no céu azul e a emoção tomou conta de todos presentes no campo.

Resgate:

Após 1h30 minutos de desfile no lindo céu azul, ela veio a descer próximo ao campo, pois não tinha vento e ela ficou bem alta, desceu em Itapecerica da serra (atrás do posto rodoviário), mas vindo a rasgar muito na sua queda, por ser confeccionada toda na seda e devido a brisa que tinha começado a bater. No resgate a turma que ficou com a boca, mesa e adereço, foi a Turma Céu Azul e a bandeira e antena com nós da Balão & Pipa (Dorfinho) e Turma do Ferreira (BICA, JUBA e LEOZÃO), logo a bandeira sai denovo.

Concorrem em alguma premiação:

Não, apenas fazemos os juninos por AMOR, AMIZADE, com o coração na ponta dos dedos é o mais importante de tudo, admirar o trabalho que foi realizado por nós, e também aquele churras que gostamos de fazer a cada balão solto, reunindo toda turma, família e amigos.

Agradecimento:

A todas as nossas esposas, namoradas e filhos pra nos aturar (risos), e entender a nossa arte com muito amor, adrenalina, divertimento e responsabilidade, mas às vezes com sofrimento que faz parte da nossa vida. Graças a Deus superamos tudo porque somos “BRASILEIRO” E NÃO DESISTIMOS NUNCA.

Agradecemos também a todos envolvidos que deram aquela força pra nós no campo, Sonho e Magia, Trevo Z-S, ao Papelzinho - Praça Pirituba e Edu Raios do Sol por nos passar o molde da barrica e ao Daniel por confiar em nós e nos ceder o campo para a soltura.

A FAMILA BALÃO & PIPA, Xuri, Helio, Alemão, Costa, Ruza, Allan, Lucas, Dorfão, Tanga, Vitor, André, Ximbico, Rodrigo, Kinho, Babinha, chupeta, Tiago calopsita e Gen.

Obrigado ao Planeta Balão pelo espaço cedido.  “ A HUMILDADE FAZ A DIFEREÇA.”