Clique Aqui para conferir outros depoimentos



 

PIÃO DE 24 METROS.
América - SP.

FICHA TÉCNICA:

Nome da turma: América Guarulhos.
Modelo do balão: Pião Carrapeta.
Molde: Drag car 4.
Tamanho: 24m.
Quantidade de gomos: 60.
Largura máxima: 68 cm.
Bainha do fechamento: 1 cm.
Papel utilizado: kraft 30 gramas forrado de seda.
Cintamento: começando de 10 em 10 e na batata 20 em 20 num total de 160 cintas.
Respiros:  24 camadas de 2 num total de 48 furos por gomos.
Fechamento: fechado no fio dental grosso.
Cola: mais ou menos 5 litros.
Diâmetro da boca: 1m 90 cm feita pelo Claudinho de Mauá.
Tamanho da bandeira: 36m x 48m.
Tamanho dos tacos: 9cmx9cm.
Bainha da bandeira: 1 cm.
Antena: media 37m x 1m e 20 cm de largura feita de flecha e bambu e borracha.
Cabresto de boca: media 4m e feito de cordinha de nylon.
Cabresto da antena : 80m feito de fitilho branco.
Adereço: triangulo chuveirinho e um pandeiro com o rosto da homenageada.
Bucha: 32 kg feito de parafina e manta de algodão.
Projeto do balão: Costela.
Projeto da bandeira: Costela.
Tempo de confecção: 2 anos.
Data da soltura: 02/02/14. 

INICIO DE TUDO: 

Tudo começou no final de 2010 quando eu (Cesar) estava dando uma força na loja de fogos do Edson, que numa conversa disse que tinha vontade de fazer um balão em homenagem a sua esposa a Sheila, e perguntou se a gente topava fazer o balão. Disse que ia ver com o pessoal da turma, pois sozinho não poderia decidir nada, a principio ele queria um pião de 36m mais toparíamos só se fosse 24m, então assim surgiu a idéia e o tamanho do balão. Procuramos o Costela para desenvolver o leque do balão e da bandeira, passados alguns dias fomos em sua casa ver como ficou o leque, e quando ele abriu o leque no chão ficamos encantados tanto pela beleza cores e traços usados no mesmo, a bandeira demorou um pouco mais, pois tinha que imprimir, mas não demorou muito pegamos a bandeira também e assim surgiu o projeto do balão. 

CONFECÇÃO:

Assim que pegamos o leque já fizemos o molde e cortamos os gomos para o próprio o Costela riscar e em algumas semanas já estava todo riscado. A bandeira ficou na responsa do Boquinha que é nosso mestre dos tacos, e em 8 meses ele já havia feito todas as placas e faixas da bandeira faltando apenas fechar e cintar. O balão demorou mais para começar, pois havia alguns projetos já em andamento e decidimos terminar eles pra começar o pião. Então começamos o pião em setembro de 2011 primeiro cortamos ele todo branco fechamos e cintamos depois partimos para a decoração esse processo foi o mais demorado, pois havia detalhes minúsculos que deram muito trabalho, tinha dias que dava vontade de desistir, mas conforme o tempo foi passando e a gente ia terminando os cones dava mais animo de terminar logo, pois sabíamos que ficaria lindo. Em Dezembro de 2012 estava terminado o balão depois de muita dedicação e paciência, então faltava fechar e cintar a bandeira, em 3 meses já estava no pacote balão e bandeira prontos, então faltava a fase final antena, boca, bucha, cabresto, etc. Lembro que nessa época não havia flecha em nenhum lugar, então tivemos que esperar por 3 meses até que Agosto de 2013 conseguimos as flechas, então arrepiamos na antena que tivemos que encapar por duas vezes na seda branca primeiro e depois na rosa. Enfim em Outubro estava tudo pronto para o grande dia era só esperar o dia certo. 

SOLTURA:

Como já estava combinado que o balão não poderia subir nem em dezembro e nem em Janeiro por causa da temporada de fogos e de pipas, ficamos na maior expectativa em Novembro, mas o tempo não ajudou, todos os finais de semana ruim ou brisando, então chegou Dezembro e o balão ficou pra Fevereiro de 2014. Na ultima semana de janeiro marcamos o balão para o domingo dia 2/2/14 e durante essa semana o tempo foi ficando show, e a cada dia que passava ia ficando melhor ainda até que chegou o sábado véspera do grande dia, acordei cedinho e fui até o local que ia soltar o balão só pra ver como amanheceria lá, se não ia ter brisa, coisas de baloeiro (risos). Por volta das 10 horas um amigo nosso liga e nos oferece um outro local show, com lugar pra deixar as coisas então mudamos para esse outro local, levamos a antena no final da tarde, e por volta da meia noite fomos com o resto das coisas, a adrenalina era tanta que por volta das 3 da manhã já havia terminado tudo apenas esperando amanhecer o dia, assim que clareou o dia enchemos o balão e quando ficou de pé podemos ver a maravilha que havia ficado tudo perfeito molde decoração as cores usadas enfim só faltava ele ganhar os céus. Então acendemos as buchas e foi para as guias estava tudo perfeito saindo como havíamos sonhado até que uma das guias quebrou fazendo com que o balão saísse completamente do centro da antena, mas com calma e ajuda dos amigos conseguimos trazer o balão de volta e liberar. 

EMOÇÃO:

Assim que o balão ganhou o céu todos da turma se abraçaram, pois era tanta emoção se não sabíamos se chorava, se gritava, se ficava só olhando nosso balão lindo ali espetado no céu, isso não tem nem como descrever é uma sensação de sonho realizado dever cumprido, ainda mais quando os amigos vem nos abraçar e dar os parabéns, isso não tem dinheiro que pague. 

RESGATE:

Após desfilar por 40 minutos ele veio a descer no Cabuçu, numa rua e muitas pessoas chegaram. 

CONCORREM EM ALGUMA PREMIAÇÃO:

Destaque Guarulhos. 

AGRADECIMENTOS:

Em primeiro lugar ao Edson que acreditou em nossa capacidade, depois ao Costela que fez esse projeto maravilhoso, também queríamos agradecer ao Beto e o Pipoca por arrumar o local da soltura, ao Moacir (Nidinho) por transportar a antena até o campo, ao Magu, Eskilo, Marcus, Marcelinho pela força na hora de montar a antena a noite, e a todos os amigos que compareceram na soltura e nos ajudaram de alguma forma valeu e obrigados a todos vocês.