Clique Aqui para conferir outros depoimentos



 

PIÃO CARRAPETA DE 21 METROS

ALFA & TNG - RJ

 

Ficha Técnica:

Nome da Turma: Alfa e TNG.
Modelo do Balão: Pião Carrapeta.
Molde: Tiazinha.
Tamanho: 21 metros.
Quantidade de Gomos: 56.
Largura Máxima: 64,9 cm.
Bainha de Fechamento: 1 cm.
Papel Utilizado: Seda.
Cintamento: Começou com 10 cm, depois 12cm, 15cm, 20cm, 25cm, 20cm, 15cm, 10cm, 6cm nagarganta, 20 cm na carrepeta, com fio dental fino com durex.
Respiros: Nenhum.
Fechamento: Fio dental médio, 1 fio por gomo.
Cola: Mais ou menos 2 litros.
Diâmetro de Boca: 1,52 metros.
Tamanho da Bandeira: 25 x 35.
Tamanho dos Tacos: 10cm.
Bainha da Bandeira: 1 cm.
Antena: 160 Flechas, 26 de comprimento por 90 de largura.
Cabresto de Boca: Rede, fio de polipropileno, 4 metros.
Cabresto de Antena: Fitilho, 2 vezes o tamanho da antena.
Adereço: Cruz
Bucha: 12 kg, Algodão, parafina e sebo
Projeto do Balão: Sola
Projeto da Bandeira: Leandro Pintando o céu
Tempo de Confecção: Balão 10 meses, já a bandeira 19 dias.
Data da Soltura: 12/10/2014.



 

O início de tudo:

Tudo começou quando um amigo de São Paulo nos presenteou com o leque, e nós tínhamos feito uma bandeira para a turma da Bola o qual depois foi vendida para a TNG que numa conversa com os integrantes da turma decidimos fazer o balão e eles entrariam com a bandeira que por sinal ficou um conjunto bem legal e junto a isso eles tinham também um pião de 21m que combinamos de soltarmos os dois no mesmo dia.


 

Confecção:

Nosso primeiro trabalho na seda, ficamos um pouco apreensivos no inicio, mas depois que começamos percebemos o quanto é agradável trabalhar com a seda direto. Correu tudo bem, é um trabalho bem rápido e prático.


 

Soltura:

Combinamos com os amigos da TNG de soltarmos no domingo dia 12/10/2014 pois demos uma olhada e o tempo estava legal, pena que na hora só foi agente colocar o pião de pé que saiu um nevoeiro que estava escondido atrás do morro só nos esperando.
 

 

Emoção:

Foi uma sensação diferente pois nunca havíamos soltado um balão nosso junto com um balão de amigos, dá um certo alivio você saber que se por acaso esquecer alguma ferramenta tem o amigo que pode te ajudar. O vento tava parado e os dois saíram quase no mesmo tempo, tivemos até que travar um pouco nosso balão para não esbarrar na bandeira deles. Foi muito legal.
 

 

Resgate:

O balão arriou por volta de 13:30 em Santa Rita, caindo em cima dos eucaliptos completamente apagado, infelizmente não foi possível regatar o balão inteiro, mas os amigos da Unida de Belford Roxo e 100% Caxias resgataram o balão e trouxeram a boca e os adereços.
 

 

Concorrem em alguma premiação:

Sim.

 

Agradecimento:

Primeiramente a Deus, aos amigos de São Paulo, a TNG por nos ajudar a levar as coisas para o campo e por aceitar soltar o nosso pião junto com o pião deles, a todos da turma da Cinta, aos amigos da Insulart, Duda, aos amigos da Turma Unida de Belford Roxo, ao amigo Eduardo Balofotos por nos ajudar na bucha e nos ceder a cruz do adereço e a todos que estavam no campo, os que torcem pela gente e a todos que admiram nossos trabalhos.