Clique Aqui para conferir outros depoimentos




 

Pião de 30 metros.
Alegria - SP
.

FICHA TÉCNICA: 

Nome da Turma: Turma da Alegria.
Modelo do Balão: Pião.
Molde: Tropicália modificado.
Tamanho: 30 Metros.
Quantidade de Gomos: 86.
Largura Máxima: 72 cm.
Bainha de Fechamento: 1.2 cm.
Papel Utilizado: Seda.
Cintamento:200 cintas divididas em 3 partes, 10 cm, 15 cm e 25 cm.
Respiros: 600 no total.
Fechamento: Fio dental.
Cola: 4 Litros.
Diâmetro de Boca: 2.36mts.
Tamanho da Bandeira: 44 Metros.
Tamanho dos Tacos: 10 cm.
Bainha da Bandeira: 1 cm.
Antena: Triângulo de flecha com 45.5 Mts.
Cabresto de Boca: 14 Metros.
Cabresto de Antena: 100 Metros.
Adereço: Bolo de aniversário com um Palhaço, feito no isopor, pintado, aproximadamente 2 mts de altura.
Bucha: Algodão e parafina granulada, com aproximadamente 35 quilos de bucha.
Projeto do Balão: Sola.
Projeto da Bandeira: Sola.
Tempo de Confecção: Aproximadamente 1 ano (Balão e Bandeira).
Data da Soltura:23/08/2014.

INÍCIO DE TUDO:  

Em encontro no bar do Pastel, integrante da Turma, estávamos Eu (Maicon), Kiko, Fabiano, Bruno, Negão, Dal e Xandinho em conversa para um projeto de um balão de médio/grande porte, daí que nos atentamos ao aniversário de 30 anos da turma, que ocorreria num prazo de 2 anos, e decidimos em comemoração fazer um pião de 30 metros, o projeto era fazer os rostos de todos integrantes da turma, mas como era muita gente, não ia rolar, então decidimos fazer os Palhaços.

CONFECÇÃO:  

Primeiramente feito o Balão em uma das bancadas enquanto na outra o Gabriel arrepiava na bandeira, pois já estávamos com outros projetos em andamento. Obs.: Reforçamos muito na parte do birote, dando mais segurança ao balão.

SOLTURA: 

A aproximadamente uma semana da soltura já comentávamos sobre a previsão do tempo e corremos com o campo, já previsto o céu azul que iria aparecer, decidimos nos encontrar às 11 da noite da sexta, sendo que no mesmo dia logo cedo, Nélio, Fabiano, Xandinho e Dal já montaram a antena, pois na quinta já tínhamos levado tudo ao campo. Infelizmente não podíamos chamar todos os conhecidos, pois já sabemos do risco que todos nós corremos, saímos em comboio, chegamos ao campo por volta das 2 da manhã, para finalizarmos os detalhes.

EMOÇÃO: 

Sabíamos da nossa responsabilidade, pois tratava se de um 30 metros comemorando 30 anos de turma, tudo aconteceu conforme programado, e no momento certo começamos a soltura, e que soltura! Já que a uns 50 metros do chão ele pegou uma forte corrente de vento, só para dar mais adrenalina e testar a confecção e a capacidade dos envolvidos nas guias, que por sinal, foi tudo perfeito! Balão forte e controlamos muito bem o balão, independente da brisa que pegou, e com toda sua força puxou brincando a bela bandeira dos simpáticos palhaços do Mau! Soltura maravilhosa!

RESGATE: 

Chegaram vários integrantes da turma, e como é obvio de outras também, foi feito o sorteio com o balão ainda no alto, e como não estava chegando em um acordo, alguns baloeiros decidiram nos devolver, e com relação a isso, seremos sempre grato, pois mostra o respeito entre os envolvidos, e com certeza em breve “Vai vuaaa de novoo!”

CONCORREM EM ALGUMA PREMIAÇÃO:  

Campinas e Guarulhos.

AGRADECIMENTOS: 

Em 1984...Nélio(Véio) fundava a Turma da Alegria, e ate hoje muitos entraram, muitos saíram, .mas não são todas as turmas que chegam a 30 anos com a mesma pegada, sempre nas pistas. Nas solturas, nos resgates, confeccionando nos encontros, nos churrasco, nas festas, isso tudo motivado pela amizade pela Alegria! Por isso a gente agradece a nós mesmos, por essa união, que seja sempre duradoura, mas não podemos de deixar de agradecer também aos amigos que são muitos por sinal, mas destacaremos alguns que estavam no projeto do 30mts, Dinda, Bocão(USM), Arrelias, a todos os presentes na soltura, e desculpem aqueles que não chamamos, esperem que entendam o processo de soltura nos dias de hoje, ainda mais com o envio do sinal do GPS, que deixam os baloeiros praticamente no campo, porém não sabemos até onde a tecnologia vai ser seguro, esperamos chegar somente baloeiros aos campos, ''30 é os palhaços fazendo Alegria. “Tamuaêee Tamuaêee é nóis nas pistas comemorando 30 Anos de Turma da Alegria!”