Clique Aqui para conferir outros depoimentos



 

PIÃO DE 17 METROS

Agito Final - RJ

 

Ficha Técnica  

Nome da Turma: Turma Agito Final.
Modelo do Balão: Pião Carrapeta.
Molde: Tropicália.
Tamanho: 17 metros.
Quantidade de Gomos: 56.
Largura Máxima: 51,5 centímetros.
Bainha de Fechamento: 1 centímetro.
Papel Utilizado: Seda.
Cintamento: Durex e Fio Dental. Sendo 20 centímetros de distância nos cones da boca e bico e 40 centímetros no cone do meio.
Respiros: Não teve.
Fechamento: Fio Dental.
Cola: 2 quilos.
Diâmetro de Boca: 1,32 metros.
Tamanho da Bandeira: 26x37 metros.
Tamanho dos Tacos: 9,5 centímetros.
Bainha da Bandeira: 5 centímetros.
Antena: 26,50 metros - Flecha encapada nas cores, preto, laranja e prata.
Cabresto de Boca: Rede feito em Rami Elefante encerado na cor verde.
Cabresto de Antena: 70 metros.
Adereço: Não teve.
Bucha: 6 rolos de sebo com parafina.
Projeto do Balão: Buja - Evolution.
Projeto da Bandeira:
Buja - Evolution.
Tempo de Confecção: 10 meses.
Data da Soltura: 10/11/2013.

Inicio de Tudo 

Eu e meu tio Celinho estávamos pensando em vários tema, mas como ele gosta muito de desenhos animado para tema, sugeri 2 temas os impossíveis e corrida maluca, ele gostou dos dois, porem o da corrida maluca foi melhor pela quantidade de desenho que poderíamos colocar no balão, então bolamos como iria ficar o balão, da boca a carrapeta, e deu no que deu, ficou ótimo.

Confecção 

Esta é a parte mais complicada, na nossa turma só 3 pegam no balão, eu meu tio e o Ricardo, eu moro em São Gonçalo ele mora perto do maracanã e o Ricardo em Deodoro, já viram como e pertinho. Eu fiquei com a parte da boca e carrapeta, enquanto meu tio fez a bandeira e a parte do maio, pois o balão foi dividido em 3 parte, quando terminava minha parte, levava para o rio para ele fechar, e assim foi com a carrapeta, meu tio fechou ele praticamente todo.

Soltura 

A soltura foi no dia 10/11/13, fomos para lá no sábado de madrugada, por volta de 01:00 da madruga, tivemos que unir os 2 cabeçote, uma galera ficou na antena do 17 e eu e a galera que foi comigo (Marcelo, Vinícius e tinha outros conosco, galera que agradeço de coração, pois eu nem conhecia eles, valeu galera), o tempo estava fechado, meu tio estava nervoso, pois tinha que levar tudo de volta, caso não subisse. Mais eu falei que ia subir para ele ficar calmo, não ficou limpo, porem não ventou e deu tudo certo. Graças a Deus e ao meu tio..

Emoção 

Nós iríamos encher os 2 ao mesmo tempo, e lagar no mesmo tempo, mais meu tio pediu para liberar o pião primeiro pelo tamanho da bandeira e foi feito, um puta placão, eu nem conseguia olhar para o 13mts, pois o pião era especial, ficou show, ai passamos para o 13mts que precisou colar um pedaço no meio do balão, depois de um pouco de trabalho, o bichinho ficou em pé, perfeito, com todo capricho da turma Agito Final, a saída foi show, confesso que quase chorei, foi muito esperado e sofrido, soltar 2 balões no mesmo dia, não é fácil, mais deu tudo certo.

Resgate

O pião caiu em Minas Além Paraíba, e que chegou foi o pessoal de Água Santa, pessoal de Belford Roxo e outra turma que não me recordo. O modelado entrou para dentro de minas e ninguém sabe do destino dele.

Concorrem em alguma Premiação.

Não.

Agradecimentos

Tenho que agradecer a todos que nos ajudaram, galera de São Gonçalo, Cachambi, e outra turmas que estavam lá, não vou citar nomes, mais obrigado a todos, e principalmente ao meu tio, que se dedicou de corpo e alma nestes 2 balões pois sem ele nada sairia, valeu Célio, é agito final no sangue. Não é a toa que são mais de 30 anos de turma e nem o tempo conseguirá nos derrubar, valeu.