Em 2013 o planeta balão faz 10 anos, e vamos aqui resumir e pontuar fatos que ajudaram e marcaram essa trajetória durante esse período.

Em 2003 iniciei o Planeta Balão, fazia balões com meu amigo Valdemar e tempos antes tínhamos acabado de perder um modelado de 14 metros que fazíamos como letreiro para minha esposa, choveu no cômodo improvisado que fazíamos nossos balões e perdemos esse balão.

Diante do desamino e da grande repressão, além da pressão da família, decidi criar o site, uma maneira de ainda cultivar meu apreço pelos balões, mas obedecendo as leis em vigência.

Não sabia, e ainda hoje pouco sei, de linguagens de programação para Internet comprei um livrinho sobre HTML, descobri uma ou duas coisas e coloquei o site no ar em um serviço de  hospedagem gratuita chamado “2x” (dois xis), fiquei uma semana com ele lá e descobri o famoso Kit.Net da globo, e la fui eu mudar o site uma semana depois, tudo era novidade muito legal, mas somente eu sabia da existência do site, o testei por quase um mês e finalmente em 27 de Junho falei com o Valdemar sobre o site que rapidamente começou a espalhar, já existiam  naquela época brilhantes site como Enfeites da Noite, e o Del Plata, achava e acho ainda hoje, os dois muito bons mesmo sendo descontinuados.

Montei o site como eu gostaria de ver as informações, alguns gostam, outros não, mas sempre ao meu gosto ou como meu raro conhecimento me permitia, em alguns meses  tinha 300 acessos por dia e achava aquilo o máximo, colocava por semana umas 200 fotos, que dava um baita trabalho, e seguia em frente, com seções que hoje não existem mais, mas que eram muito boas, como o “Na bancada” onde as turmas relatavam seu projetos, ou a “Vai Subir” onde todos diziam onde e quando iriam soltar seus balões a repressão naquela época era  menor, mas com o passar do tempo decidi acabar com essas seções.

O tempo foi passando as visitas aumentando, e em pouco tempo fui convidado a me retirar do kit.net porque segundo eles o conteúdo não se adequava as normas deles.

Nessa fase começa a parte mais “profissional” onde tive que arrumar hospedagem paga, que era muito barata na época uns R$5,00/Mês, as visitas começaram a aumentar em níveis muito grandes, assim como as fotos, e chegou à época de postar 1000 em uma semana um trabalho que era muito duro, pois tudo era feito uma a uma, miniatura, link, imagem grande, e pagina com a foto. Com o aumento das fotos e muitos acessos, fui convidado a me retirar dos serviços de hospedagem, pois já estava “derrubando” os outros sites que estavam no mesmo servidor devido a grande quantidade de recursos  que o site consumia.

E essa rotina foi passando ano após ano, acredito que tenha passado por mais de 30 servidores até realmente pegar um serviço dedicado ao site, com custo muito mais alto, e partindo para uma coisa que relutei muito, a publicidade, mas diante dos altos custos não havia outra solução, muito sugeriram cobrar o acesso, mas nunca farei isso, o principio do site era ser gratuito e assim vai ser.

Nessa caminhada contei com muitos colaboradores e amigos, o mais velho sem duvida é o Valdemar ele quem espalhou inicialmente o site, e que depois de um mês foi o primeiro a saber que o site existia, idealizador de várias seções entre elas a seção Balão da Vez, ele sempre esta conosco. Também passou por aqui o Bozzo fotos, que ajudou com suas fotos no inicio, pois pouquíssimos tinham maquinas digitais, mas após certo período desfizemos esse vinculo.

Pouco tempo depois veio o Tico (Pivete Bruxa) que é o grande articulador de entrevistas e seleciona os balões para participar do Balão da Vez, isso além de muitos outros desenrolos que ele faz, sem duvida um peça fundamental para o site, que já deve estar conosco a pelo menos uns 6 anos.

Agora já em meados de 2011/2012 conheci Costela, o cara mais aficionado pelo site que já conheci, um cara que tinha todas a atualizações impressas! E que falava do site como um filho, foi uma das demonstrações mais interessantes que vi de apreço com o site.

Os colunistas que estão, e que já passaram pelo site, a todos devo meu muito obrigado, são pessoas abalizadas, e que agregam com suas crônicas um charme todos especial, eu particularmente gosto muito de ler os textos de todos os colunistas e sempre que posso repasso eles para refrescar a memória, é uma seção que eu tenho certo apego. Aos colunistas fica aqui meus parabéns, vocês são sensacionais!

Agora falo da mola propulsora do site, dos guerreiros das noites e madrugadas, os balografos, colaboradores abnegados que sempre contribuem com o site e tem balografo que esta com o site desde 2003! Claro que alguns dão pausas, outros por vezes se cansam, outros por motivos alheios deixam de enviar, mas sempre colaboram e acabam fazendo parte, a cada um de vocês mesmo que tenham enviado apenas uma única vez fotos ao site, fica o meu muitíssimo obrigado, sem duvida o trabalho de vocês e de suas brilhantes visões do mundo, fazem do Planeta o que ele é hoje.

Lembro que em meados de 2005 tínhamos rompido a marca de Um Milhão de visitas únicas, o que foi uma vitória pessoal, os acessos eram em media de 1.000 a 2.000/dia, atualmente os acessos dão picos de 40.000 visitas dia, mas temos uma média de 10.000 a 15.000, gente de todo Brasil e várias partes do mundo que ficam encantadas com o que veem.

Nesses 10 anos tive grandes alegrias e decepções, mas vou falar aqui das vitórias das felicidades e dos amigos que fiz, que vão muito além do balão.

Tive a oportunidade de conhecer um dos caras mais brilhantes e batalhadores no meio do balão que se chama Neb com ele discutimos os princípios da União AP, organizamos festivais, e compartilhamos problemas da vida, hoje por inúmeros problemas pessoais ele se encontra afastado.

Conheci também o cara mais batalhador e articulado como poucos, Marcos Real, Presidente da SAB, um guerreiro, capaz de ir onde jamais se pensaria ate tempos atrás, debatendo com o alto escalão politico e militar em prol da regulamentação do balão junino, foi em seu mandato que pudemos ter o que seria o 1º Festival de Balão Sem Fogo, desde que começamos essa empreitada, ficávamos e ainda ficamos, horas a fio no fone pensando e discutindo teorias e argumentos para enfrentar a montanhas de argumentos contra os balões, por fim nos tornamos amigos pessoais e tenho grande admiração por você amigo.

Do Paraná tive o prazer de conhecer o Eigbert, talvez o cara que mais sofreu com a história de criar uma associação, pois foi barrado de todas as formas possíveis e imagináveis, mas nunca desistiu, lutou tanto, que foi o primeiro a obter uma grande abertura com o pessoal da aeronáutica, e postulou grandes embates e vitórias épicas, que faziam, eu, Marcos, Neb delirar de felicidade.

Tive também a felicidade, de ter em meu caminho, pessoas como o pessoal da ASCEPG (Nilson, Mú e Nica) de Guarulhos, Cássio Felix, Johnny do Balão que inclusive ajudou a manter o site com sua ajuda, Lucio (pequena arte) guerreiro, Adilson beko (parceirão), Dito e família(Amor a arte) uma verdadeira família, isso dentre os muito e muitos amigos que fiz tanto em São Paulo com Rio a todos vocês muito obrigado.

Outro fato que achei memorável, foi o de poder veicular a Folha do Baloeiro, algo só havia visto raras vezes na mãos dos mais velhos, e hoje tenho o grande prazer de publicar as crônicas sempre bem feitas do Grande Zequinha da Folha, que alem disso ainda é colunista do site!

Enfim, foram 10 anos de muita luta, muitas alegrias, muitas noites sem dormir, tudo para levar a você o máximo de informações possível, esperamos ter compreendido a expectativa de todos nesses 10 anos.

Aqui ficam alguns números dos 10 anos do Planeta Balão:

Acessos: mais de 30 milhões.

Fotos Publicadas: mais ou menos 3 milhões de fotos publicadas

Movimentação em bytes/Mês: 2  Terabytes/Mês

E-mails recebidos: 42.873/somente com texto.

Países que visitam a página constantemente: 
Brazil
Mexico
United States
Colombia
Japan
Portugal
France
Italy
United Kingdom
Spain

Mais uma vez agradeço a todos que colaboram com o site, sem vocês seria impossível manter o site por tanto tempo, aos balografos, colunistas, leitores, simpatizantes, enfim toda a trupe que faz parte deste Planeta chamado Balão.

Em 2013 o Planeta é 10!

Veja como o site era e como está:


 

2003


 

2004


2005


2006


2007


2008


2009


2010


2011

 


2012